Topo

Brasil conquista título latino-americano juvenil por equipes

17/04/2003 14h08

Da Redação
Em São Paulo

A equipe brasileira masculina juvenil de tênis de mesa conquistou nesta quarta-feira, em Cuba, o Campeonato Latino-Americano de equipes, ao vencer na decisão o Chile por 3 jogos a 0.

Cazuo Matsumoto passou por Cortez, por 3 sets a 0, Gustavo Tsuboi por Carlos Olea, por 3 a 1 e Thiago Lopes bateu Pablo Gaete, por 3 a 0.

Com a vitória, a equipe do técnico Marles Martins ganhou a vaga latina para disputar o primeiro Campeonato Mundial Juvenil de equipes, que será disputado no Chile, no segundo semestre deste ano.

Cazuo Matsumoto destacou a superioridade do time brasileiro. "Ficamos satisfeitos com a conquista do título e com a vaga para o Mundial. Nossa equipe foi muito superior aos nossos adversários, numa demonstração de que estamos num bom caminho rumo ao desenvolvimento do tênis de mesa brasileiro no cenário mundial", disse Cazuo.

Para Gustavo Tsuboi, o Brasil e ele vivem um grande momento no esporte. Tsuboi estará nos Jogos Pan-Americanos e, em fevereiro, venceu o Aberto Juvenil do Egito, que faz parte do Circuito Internacional.

"Eu acredito que tivemos uma excelente performance nestes jogos por equipes. Particularmente eu estou passando por um momento muito bom na minha carreira e estou procurando superar meu nível a cada evento disputado", comentou.

Já a equipe feminina, depois de uma boa performance na fase de classificação, acabou sendo eliminada na semifinal pela Venezuela por 3 jogos a 1. Na decisão do terceiro lugar, o Brasil bateu o Peru por 3 a 0.

Mariany Nonaka, de apenas 14 anos, acha que é possível tirar uma lição com este terceiro lugar.

"Estou trabalhando duro. O técnico Serge Mimura vem exigindo muito das atletas do feminino e, apesar da derrota, continuo acreditando em dias melhores para o tênis de mesa brasileiro feminino. Eu ainda sou jovem e mesmo nos momentos ruins eu tenho procurado aprender o máximo e ganhar experiência."