Topo

Brasileiros disputam torneios na Malásia nesta semana

27/10/2003 18h00

Da Redação
Em São Paulo

Três mesa-tenistas vão representar o Brasil em duas competições na Malásia, a partir desta terça-feira. Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto vão participar da Grand Finals do Circuito Internacional Juvenil, torneio que reúne os dez melhores da temporada, e Mariany Nonaka vai jogar o Desafio Mundial Infantil.

Campeão do Aberto do Egito, Gustavo Tsuboi está pronto para encarar mais um desafio internacional na temporada. "Será uma competição muito dura, mas estou confiante. Já venci alguns desses adversários neste ano e aprendi também nas derrotas que sofri. Estou com bom ritmo de jogo, mas venho de uma maratona de campeonatos, pois participei dos Jogos Abertos do Interior e da Seletiva para o Pré-Olímpico", diz Tsuboi.

Medalha de prata nas duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, Gustavo destacou o ano de 2003 como muito positivo. "Ganhei muita experiência internacional e, apesar de muito cansado por estar no fim da temporada, estou bastante satisfeito com os resultados neste meu último ano como juvenil."

Para o técnico Marles Martins a altitude pode vir a ser o maior adversário dos brasileiros. "Chegamos alguns dias antes justamente para fazer a adaptação. Os atletas estão jogando bem, mas cansam fácil por causa da altitude. Estamos jogando a 1900m e fica mais difícil controlar a bola", falou Marles.

Se Tsuboi já estava confirmado na Grand Finals desde a conquista do Aberto do Egito, Cazuo Matsumoto entrou na competição aos 45 minutos do segundo tempo. Depois de bater na trave por algumas vezes no Circuito Juvenil, como no terceiro lugar nas etapas do Brasil e do Canadá, além do vice-campeonato no Egito, Matsumoto, que era o segundo reserva por classificação no ranking, herdou a vaga no evento após a desistência de um chinês e um japonês.

Aos 15 anos e com a experiência de ter participado dos Jogos Pan-Americanos de 2003, Mariany Nonaka será o Brasil no Desafio Internacional Infantil, que vai acontecer também na Malásia. A brasileira conseguiu a classificação para o evento ao conquistar o Campeonato Infantil Latino-Americano, em Cuba. Mariany fará parte da seleção da América-Latina no evento de equipes, ao lado de uma mexicana e quatro chilenas.

"Mariany viajou muito motivada em buscar um bom resultado devido aos ótimos jogos que fez nos Jogos abertos do interior. Mas, a missão dela é difícil por causa da força das equipes asiáticas. Minha expectativa maior está no torneio individual. Ela já está acostumada com essa pressão e pode ir bem", comentou o técnico da equipe feminina Serge Mimura.