Topo

Brasileiros são eliminados nas duplas no Aberto da Alemanha

07/11/2003 15h42

Da Redação
Em São Paulo

As duas duplas brasileiras foram eliminadas do Aberto da Alemanha, competição que reúne os melhores mesatenistas do mundo.

Assim, o Brasil sai com um saldo ruim da competição: no individual, apenas Hugo Hoyama chegou à fase de pré-chave, uma espécie de segundo qualificatório. Os outros brasileiros (Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Gustabo Tsuboi e Buno Anjos) foram eliminados ainda na primeira rodada do qualificatório.

Hugo Hoyama, 34, e Cazuo Matsumoto, 18, perderam nesta sexta-feira, os brasileiros não resistiram ao melhor jogo dos suecos Jens Lunqvist e Peter Karlsson e acabaram derrotados por 3 a 1 (2-11, 9-11, 11-7 e 8-11). Ontem, na primeira partida, Hoyama/Matsumoto havia passado pelos portugueses Gouveia/Perez por 3 a 1.

"O jogo foi muito bom contra a Suécia. Hugo e Cazuo tiveram chances de vencer", comentou o técnico Marles Martins, que acompanha a equipe nas etapas européias do Pro Tour.

Já Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi foram derrotados por 3 a 1 pelos japoneses Yusuke Namiki e Kosuke Kawasaki (8-11, 11-8, 5-11, 16-18).

"Tsuboi não estava no melhor de sua forma por conta da contusão nas costas", lamentou o treinador brasileiro.

Bruno Anjos, ao lado do iugoslavo Zolt Sel, foi eliminado pelos franceses Armand Phung e Damien Provost por 3 a 0 (9-11, 6-11, 5-11).

Pela competição sub-21, ainda no grupo, Bruno Anjos perdeu para Wu Chi-Chi, de Taiwan, por 3 a 1. O mesa-tenista oriental é o novo "algoz" dos brasileiros, já que na Grande Final do Circuito Internacional Junior, Chi-Chi venceu a Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto.

Cazuo Matsumoto ainda não estreou no torneio sub-21. Já Tsuboi, contundido, foi vetado pelos médicos da seleção alemã, que auxilia o trabalho fisioterápico do atleta brasileiro, e não participará da competição para se recuperar a tempo de voltar à ação no Aberto da Dinamarca.

A estréia de Matsumoto será na noite desta sexta-feira. "Tenho de ganhar meus três jogos para sair do grupo. Estou bem confiante, porque o meu grupo não é tão forte quanto os outros. De qualquer forma, espero jogar melhor, porque nas minhas primeiras partidas aqui não estive muito bem", comentou o mesa-tenista, que reclamou apenas do frio em Bremen.

O brasileiro está no grupo 16 ao lado do grego Dimitris Papadimitrou, do francês Loic Bobillier e do austríaco Daniel Habesohn.