Topo

Hugo Hoyama treina com a seleção para o Pré-Olímpico do Chile

03/02/2004 17h30

Da Redação
Em São Paulo

Hugo Hoyama inicia nesta quarta-feira, em Piracicaba, interior de São Paulo, os treinamentos com a seleção brasileira de Tênis de Mesa. O objetivo é investir na preparação para o Pré-Olímpico, que será realizado entre os dias 14 e 20 deste mês na cidade de Valdivia, no Chile. A seleção, comandada pelo técnico Marles Sérgio Martins, também conta com Thiago Monteiro, Hugo Hanashiro e Reinaldo Yamamoto.

Arquivo 
Hugo Hoyama se prepara para o Pré-Olímpico em Valdivia, no Chile
"Certamente a nossa seleção tem um nível forte na América Latina", comentou Hoyama, acrescentando que os jogadores estão de olho nas cinco vagas disponíveis para a América do Sul e América Central - já que Estados Unidos e Canadá possuem uma seletiva específica para a região. Se carimbar o seu passaporte, Hoyama disputará em Atena a quarta Olimpíada.

A seleção seguirá treinando em Piracicaba até o dia 10 de fevereiro. "Será ótima esta etapa, porque poderei ficar concentrado, pensando somente na competição. Quando estou no Grande ABC, sempre acabo tendo assuntos para resolver", explicou o atleta, recuperado de uma tendinite no cotovelo.

"No início, não vou forçar muito nos exercícios, para dar um tempo para o cotovelo", disse.

Hoyama está com boas expectativas para o desafio em solo chileno. Além de distribuir vagas olímpicas, a competição será interligada ao Campeonato Latino Americano, que classifica um jogador para a Copa do Mundo - competição que reúne os melhores atletas de cada continente. Porém, a União Latino Americana da modalidade ainda não definiu o sistema de disputa.

"Creio que o Pré-Olímpico será realizado nos primeiros dias, classificando os jogadores também para a disputa do Latino-Americano, que seria realizado na seqüência, nos últimos dias do evento. Fico preocupado com isto, pois o ideal é chegar lá já sabendo o sistema de disputa, e não estudar as regras em cima da hora", lamentou.

No Pré-Olímpico, Hoyama participará das seletivas individual e de duplas. Já no Latino-Americano, além destas duas categorias, o jogador também disputa o título por equipes. Hoyama possui sete títulos latino-americanos de torneio individuais.

"No de duplas, neste ano, não sei se irei jogar com Thiago Monteiro ou com Hugo Hanashiro. Irá depender dos jogos lá no Chile", explicou o mesa-tenista, que no ano passado foi tricampeão latino-americano ao lado de Monteiro.

"Estou confiante para esta competição. Vou para lá já conhecendo os adversários. Agora, preciso descansar a cabeça e me dedicar aos treinos", concluiu Hoyama. O mesa-tenista viaja para o Chile no dia 13 deste mês.