UOL Esporte Tênis
 
19/09/2008 - 11h50

No carpete, Bellucci endurece, mas perde e Croácia larga na frente

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Fora do saibro que está habituado, Thomaz Bellucci caiu na primeira partida do confronto contra a Croácia pela repescagem da Copa Davis nesta sexta-feira pela manhã. O brasileiro perdeu por 3 sets a 0, 6-2, 7-6 (7-4) e 7-6 (7-3), para Mario Ancic, em partida disputada em Zadar.

Marcelo Ruschel/POAPress
Os dois times se apresentam na quadra antes do primeiro jogo do confronto
Nikola Solic/Reuters
Thomaz Bellucci saca durante a partida contra Mario Ancic, que abriu o duelo
VEJA OS DUELOS DA REPESCAGEM
AS IMAGENS DO CONFRONTO
ESPANHA E EUA DUELAM EM MADRI
MELIGENI ANALISA O JOGO

Bellucci, 78 do mundo, é o atual melhor brasileiro no ranking mundial. Mas no piso rápido, de carpete e indoor, escolhido pelos croatas para o confronto que vale uma vaga no Grupo Mundial de 2009, o tenista de Tietê (SP) não teve chances. Na temporada, aliás, ele tem apenas três vitórias em 11 jogos na quadra dura e sofreu contra o experiente Ancic, ex-top 10 do mundo, que chega ao 32º jogo no torneio de seleções.

Considerado um dos heróis do título de 2005 da Croácia, Ancic se impôs sobre Bellucci, que esteve em quadra pela quarta vez apenas pela Davis. Aos 24 anos, o croata começou muito bem o jogo e abriu 4 a 0 no primeiro set com bons saques (67% de aproveitamento no primeiro serviço e três aces).

Com o saque funcionando, o croata, que foi convocado depois de sofrer com uma contusão no ombro e uma mononucleose na temporada, conseguiu fechar a primeira parcial em 6 a 2 depois de 28min. Bellucci pouco fez e só ameaçou no quarto game, quando teve 15-30 no placar.

O segundo set e terceiro set mostraram a força de recuperação do brasileiro. Mesmo atrás com uma quebra no placar, nas duas situações, ele empatou a parcial e levou para o tie-break. A vantagem do tenista paulista em quadra se dava principalmente quando Ancic se cansava de subir à rede e trocava bolas no fundo.

No tie-break do quarto set, Bellucci não respondeu bem ao saque de Ancic, que abriu 6-3, fechar em 7-3 o desempate e também a partida depois de 2h37min de confronto.

O Brasil agora tem uma segunda partida ainda mais difícil nesta sexta. Ivo Karlovic, 14º do mundo e número um croata, pega Thiago Alves, apenas o 127º do ranking. A esperança brasileira é que Alves tem o melhor retrospecto da equipe nacional na quadra dura em 2008. Apesar de jogar em torneios menores, ele possui 66% de aproveitamento.

No sábado, André Sá e Marcelo Melo, parceria número 8 do mundo em 2008, pega uma dupla croata mais fraca formada por Roko Karanusic e Lovro Zovko. Este só foi chamado após o corte de Marin Cilic, o número 2 croata, por uma paralisia facial.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host