UOL Esporte Tênis
 
21/09/2008 - 13h44

Com mais dois tie-breaks perdidos, Alves dá adeus com derrota na Davis

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Brasil sofreu sua quarta derrota, todas nas simples, e se despediu com o placar de 4 a 1 em favor da Croácia, neste domingo, no confronto válido pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Thiago Alves, último da equipe a entrar em quadra, enfrentou Roko Karanusic, chegou a ter match-points, mas foi superado por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(7-4), 4-6 e 7-6(7-5). Antes dele, Ivo Karlovic bateu Thomaz Bellucci por 3 sets a 1.

Karasunic, número 104 do ranking de simples, entrou no lugar de Mario Ancic, que vencera Thomaz Bellucci na sexta-feira e foi poupado. O croata, de 26 anos, entrou no time de última hora, pela ausência de Marin Cilic, que sofreu uma paralisação facial.

Enquanto os croatas rumam para o Grupo Mundial, o Brasil segue mais um ano na segunda divisão da competição entre países. Desde 2003, quando contava com Gustavo Kuerten, o país não disputa a elite da Copa Davis.

Desde o princípio, a partida entre Karasunic e Alves foi bastante equilibrada. Mesmo sem precisarem do resultado, já fechado com os 3 a 1 marcados por Karlovic, os tenistas não entregaram a vitória. O primeiro set permaneceu igual e teve uma quebra para cada lado, sendo decidido no tie-break. Mais preciso, o croata levou a melhor.

A segunda parcial começou da mesma forma, mas o brasileiro sofreu com a falta de regularidade, com pior aproveitamento do primeiro saque e poucas bolas vencedoras. Ainda assim, pressionou no sétimo game e conseguiu a vantagem, abrindo 5-3 e partindo para o terceiro set por 6-4

A parcial final - com o confronto definido, não é necessária a realização de cinco sets - teve mais uma vez Alves pressionando o croata, que passou a errar mais. Assim, o paulista de São José do Rio Preto passou à frente logo no início do set. No nono game, Karanusic voltou a pressionar e empatou mais uma vez o marcador. O jogo poderia ter sido definido quando quebrou o serviço do croata e fez 6-5, mas outra vez a instabilidade atrapalhou, perdendo três match-points.

Chegando a mais um tie-break - seu quarto nesta Davis e o 11º do Brasil no fim de semana, com apenas um vencido, por Bellucci -, o brasileiro mostrou falta de concentração e perdeu novamente, deixando o triunfo escapar.

Em 2009, o Brasil volta a jogar o Zonal Americano, e terá nova chance de voltar a jogar o Grupo Mundial, no ano seguinte.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host