UOL Esporte Tênis
 
21/09/2008 - 17h34

Del Potro assume responsabilidade e leva Argentina à final da Davis

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O jovem Juan Martin Del Potro não decepcionou os torcedores presentes ao Parque Roca, neste domingo, em Buenos Aires. Com a responsabilidade de levar o país à final da Copa Davis, o argentino se comportou muito bem, bateu Igor Andreev por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-2 e 6-1, e garantiu o país na decisão da competição, ao marcar 3 a 2 em confronto contra a Rússia.

Diego Silva/EFE
Del potro foi perfeito diante de Andreev e classificou a Argentina para a final da Davis
MAIS FOTOS DO CONFRONTO
NADAL ARRASA RODDICK
LEIA MAIS SOBRE TÊNIS

Em grande fase no circuito, Del Potro já havia somado um ponto para a Argentina, ao bater Nikolay Davydenko, na última sexta-feira. O resultado conquistado pelo jovem tenista interrompeu uma grande recuperação russa nas semifinais da Davis. Os europeus conquistaram dois triunfos seguidos, nas duplas e com Nikolay Davydenko, e chegaram a sonhar com a virada.

Na final do torneio, os argentinos irão enfrentar a Espanha, também dentro de casa. Os espanhóis eliminaram os EUA, por 4 a 1, com uma grande atuação de Rafael Nadal. A vitória da Espanha, em Madri, marcou a revanche em relação a 2007, já que o time europeu havia sido eliminado justamente pelos norte-americanos nas quartas-de-final da competição, jogando nos Estados Unidos.

Vice-campeã da última edição da Copa Davis, a Rússia acabou ficando pelo caminho nesta temporada. A Argentina, por sua vez, volta à final da competição após o vice-campeonato em 2006. Naquela ocasião, os russos foram os algozes dos sul-americanos na decisão do título da Copa Davis.

O jogo

Logo no primeiro game da partida, Del Potro mostrou que iria apertar o adversário em busca da vitória. O argentino foi para cima e quebrou o saque de Andreev. A partir de então, o equilíbrio foi a principal característica da partida, já que os tenistas serviram muito bem e não foram ameaçados. Del Potro administrou bem a vantagem conquistada no início e fechou a parcial em 6-4.

O jogo continuou equilibrado no segundo set, mas com um leve domínio do argentino, que acabou desperdiçando dois break-points no terceiro game. No entanto, no quinto game, Del Potro confirmou o melhor momento, ao quebrar o adversário e abrir 3 a 2. A vantagem deu moral ao tenista da casa, que não permitiu que Andreev tentasse a recuperação em nenhum momento. O set terminou em 6-2 para Del Potro.

A terceiro parcial começou como a torcida argentina queria. Del Potro foi para cima do adversário e garantiu a vantagem no placar ao quebrar o saque do russo. Desanimado com o ótimo desempenho do argentino, Andreev demonstrou desconcentração e teve grandes dificuldades para segurar a força do ataque de Del Potro. Sem grandes dificuldades, o argentino fechou o jogo em 6-1 e classificou a Argentina para a final da Copa Davis.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host