UOL Esporte Tênis
 
22/09/2008 - 10h51

Cabeça-de-chave, Brasil espera sorteio favorável para a Davis-2009

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apenas dois dias depois de perder a chance de voltar à elite do tênis mundial, com a derrota para a Croácia, na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil já começará a voltar as suas atenções para a competição da próxima temporada. Nesta terça-feira, em Madri (ESP), acontece o sorteio dos confrontos para 2009 e o Brasil entra como cabeça-de-chave.

No Zonal Americano, que dá o direito de os países do continente tentarem a classificação ao Grupo Mundial, as seleções do Brasil e do Peru conquistaram o direito de serem cabeças-de-chave e estréiam apenas na segunda rodada. O sorteio definirá as chaves, com mais quatro países na disputa: Canadá, Colômbia, Equador e Uruguai.

Para a equipe capitaneada por Francisco Costa, o mais interessante é ter pela frente países em que o duelo seja realizado em território brasileiro, o que aconteceria contra Equador e Uruguai. Justamente os dois adversários mais fortes, que seriam Canadá e Colômbia, teriam de ser enfrentados na casa dos rivais, sendo que os colombianos foram derrotados pelo Brasil este ano, em Sorocaba (SP).

Na última vez que o Brasil enfrentou o Canadá, também em casa, em Florianópolis (SC), o Brasil venceu, com a vantagem de jogar no saibro e ter Gustavo Kuerten nas duplas, à época ao lado de André Sá. No confronto direto entre os dois países, os brasileiros tem a vantagem, com quatro vitórias, mas perderam nas duas vezes em que jogaram no piso duro, especialidade dos rivais.

Pelo Grupo Mundial, Argentina e Espanha, finalistas neste ano, serão os principais cabeças-de-chave. Os países disputam a decisão da Copa Davis em Buenos Aires, entre os dias 21 e 23 de novembro.

A primeira rodada da Davis em 2009, ano de estréia do novo calendário da competição, acontece em março, um mês mais tarde do que estava sendo jogado até este ano.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host