UOL Esporte Tênis
 
22/09/2008 - 08h49

Campeão, Daniel atinge melhor posto do ranking, entrando no top 70

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Enquanto Thomaz Bellucci sofreu duas derrotas defendendo o Brasil contra a Croácia, na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, o gaúcho Marcos Daniel, que não foi para os jogos, conseguiu um bom resultado na última semana, o que determinou sua volta para a liderança brasileira no ranking mundial, atingindo a melhor posição de sua carreira. Na lista divulgada nesta segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Daniel passou o paulista, chegando ao 69º posto.

Carlos Ortega/EFE
Daniel comemora o título na Colômbia, que o colocou na melhor posição da carreira
Carlos Ortega/EFE
Lesão de argentino rendeu a segunda taça na temporada para o gaúcho, 69 do mundo
SAFINA DESISTE DE JOGAR EM PEQUIM
DAVIS: BRASIL MOSTRA EVOLUÇÃO
SORTEIO DEFINE CHAVE DE 2009
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TÊNIS

No domingo, o tenista de 30 anos conquistou o sétimo título de challenger na carreira, faturando a etapa de Cali, na Colômbia. Na final, foi beneficiado com a desistência do argentino Leonardo Mayer, com uma lesão no tornozelo, triunfando quando vencia por 6-2. Foi o segundo título do ano, uma vez que se sagrou campeão em Bogotá, também na Colômbia, em março.

Como foi chamado apenas para ser reserva da Copa Davis, pelo capitão Francisco Costa, Daniel preferiu se dedicar à preparação para a temporada de saibro, importante parte do calendário no final da temporada.

Os 70 pontos conseguidos pelo título lhe renderam dez posições no ranking mundial. Mais importante ainda, ele conseguiu parte da pontuação que tem de defender até o fim da temporada. Nos próximos dois meses, ele tem 200 pontos em jogo pelos resultados conquistados em 2007 - quando fez duas finais e ganhou um challenger -, parte deles recuperados na Colômbia.

Daniel segue jogando na Colômbia. Esta semana, disputa o challenger de Bogotá, em que será o único top 100 inscrito. Na estréia enfrenta o argentino Alejandro Fabbri, para tentar defender a taça vencida na última temporada.

Para Bellucci, que estava em 78º do ranking, a nova lista não trouxe grandes alterações. O tenista de 20 anos perdeu apenas uma posição - justamente a do compatriota - e terá poucos pontos a defender até o fim do ano, cerca de 70. Entre os 20 melhores do mundo, não houve alterações, uma vez que a última semana foi reservada para a disputa da Copa Davis.

O paulista participa esta semana do Torneio de Bancoc, enfrentando na estréia o tenista italiano Simone Bolelli, que está na 45ª posição do ranking, a melhor de sua carreira.

Feminino
O Brasil tem novo número 1 também no ranking feminino, após Maria Fernanda Alves despencar na lista da WTA. Ela caiu 49 posições, indo de 301 do mundo a 350, quarta melhor do país.

Com isso, a nova líder brasileira é Teliana Pereira, que também perdeu posições. Ela caiu oito postos e é a número 312 do mundo, com 78 pontos. Em seguida, aparecem Roxane Vaisemberg (321ª) e Vivian Segnini (348ª), ambas de 19 anos.

No top 10, Dinara Safina foi a única a galgar posições. Como previsto, ela chegou à terceira colocação, com o título no Torneio de Tóquio, desbancando Ana Ivanovic (4ª) e Elena Dementieva (5ª). Serena Williams segue na liderança, após vencer o Aberto dos Estados Unidos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host