UOL Esporte Tênis
 
07/11/2009 - 16h05

Federer afasta 'zebra' e conquista vaga na decisão da Basileia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Roger Federer fez o que era esperado no ATP 500 da Basileia. O suíço está na final do torneio após bater, neste sábado, o seu compatriota Marco Chiudinelli, número 73 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (9-7) e 6-3. O líder do ranking teve trabalho no primeiro set, mas conseguiu vencer com autoridade o segundo e não deu chances para a zebra.

Esta foi a primeira vez no ATP da Basileia que dois tenistas da casa disputaram uma vaga na final. A última semifinal entre suíços em torneios da ATP dentro do país aconteceu em 1995, em Gstaad. Com a vitória sobre Chiudinelli, que resistiu à força dos ataques adversários em diversos momentos do primeiro set, Federer está classificado para tentar o tetracampeonato dentro de casa.

O rival deste domingo será o conhecido Novak Djokovic. O sérvio, número três do mundo, garantiu presença na decisão da Basileia após duas grandes viradas. Nas quartas de final, ele venceu o tenista da casa Stanislas Wawrinka. Na semi deste sábado, Djokovic derrotou o tcheco Radek Stepanek também por 2 sets a 1, parciais de 6-7 (4-7) e 7-5 e 6-2.

Federer usou a experiência para apertar o adversário logo no início do jogo. O número um do mundo teve chances para garantir vantagem logo no terceiro game, mas falhou na sua única oportunidade. Chiudinelli respondeu bem quando pressionado e deu um susto no adversário no oitavo game, quando teve três chances de quebra - todas elas defendidas por Federer com muita categoria.

Em seguida, foi a vez de Chiudinelli ter trabalho para confirmar seu serviço. O equilíbrio da partida se transformou em tie-break, parcial que teve erros surpreendentes de Federer no início. Mas o número um do mundo mostrou sangue frio e conseguiu se recuperar para conquistar a vitória no primeiro set com um placar de 9-7 no game de desempate.

Sem confiança após a derrota no primeiro set, Chiudinelli caiu muito de produção. Federer aproveitou para crescer e dominar o jogo de forma incontestável. Com facilidade, o número um do mundo abriu 3-0. Federer continuou em cima, não conseguiu nenhuma outra quebra, mas confirmou seus serviços e fechou a semifinal com um 6-3.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host