UOL Esporte Tênis
 
07/11/2009 - 19h58

Murray derrota Verdasco em Valência e tenta o seu sexto título no ano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O tenista britânico Andy Murray, número 4 do mundo, garantiu neste sábado a sua classificação para a final do Torneio de Valência, na Espanha, onde tenta conquistar o seu sexto título na temporada, após derrotar o anfitrião Fernando Verdasco, oitavo do ranking mundial, por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 2-6 e 6-3, em 2h01min de partida.

  • Daniel Leiva/AP

    Andy Murray tem dificuldades, mas consegue bater Verdasco e avança para a final em Valência

Ainda em seu primeiro torneio desde que se afastou para tratamento de lesão no pulso direito, após a disputa da Copa Davis pela equipe da Grã-Bretanha, Murray iniciou melhor a partida contra o tenista espanhol e conseguiu evitar três chances de quebra do rival, que não teve o mesmo êxito do tenista nascido na Escócia e perdeu dois games quando sacava, deixando o placar do set inicial em 6 games a 3 para Andy Murray.

Murray obteve três aces no segundo set, mas o número de pontos no fundamento não refletiu o placar da parcial. Ao quebrar duas vezes o saque do tenista britânico, Fernando Verdasco garantiu o empate após ter liderado o placar em todo o segundo set, fechando em 6 games a 2, com aproveitamento de 60% de pontos ganhos na parcial.

A decisão da vaga para a final ficou para o terceiro set, quando Andy Murray conseguiu se recuperar na partida, contando com um bom aproveitamento de saques, fundamento no qual teve 100% de acerto nos pontos de seu primeiro serviço, além de obter a quebra no serviço de Verdasco para vencer novamente por 6 games a 3 e fechar sua classificação.

Nos seis confrontos anteriores com Fernando Verdasco em torneios da ATP, Andy Murray havia vencido seis, sendo que a única derrota ocorreu durante o Aberto da Austrália deste ano.

A última final disputada por Murray foi no Masters 1000 do Canadá, em Montréal, quando o tenista britânico derrotou o argentino Juan Martín Del Potro e chegou à segunda colocação no ranking mundial. Depois disso, com o afastamento das quadras, ele acabou sendo ultrapassado pelo espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic, caindo para quarto no ranking.

Neste ano, Andy Murray venceu, além do Masters de Montréal, o Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos, e os torneios de Queen's, na Inglaterra, Roterdã, na Holanda, além de Doha, no Qatar.

Na decisão do título do evento espanhol, Murray vai enfrentar o russo Mikhail Youzhny, número 23 do mundo, que derrotou o compatriota Nikolay Davydenko, sétimo do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-3, em 2h24min de partida.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host