UOL Esporte Tênis
 
08/11/2009 - 14h39

Djokovic estraga festa em casa de Federer e vence ATP da Basileia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Estava tudo pronto para a festa de Roger Federer no ATP 500 da Basileia. O número um do mundo vinha de uma semana perfeita e buscava o tetracampeonato do torneio na frente de seus torcedores. Mas esqueceram de avisar a Novak Djokovic. O sérvio estragou os planos do suíço, venceu o jogo e conquistou o título neste domingo, por 2 sets a 1 (6-4, 4-6 e 6-2), após mais de duas horas de partida.

ROGER FEDERER DERROTADO EM CASA

  • REUTERS/Christian Hartmann

    Roger Federer não conseguiu segurar Djokovic e acabou derrotado dentro de casa por 2 sets a 1

  • AP Photo/Keystone/Steffen Schmidt

    Djokovic mostrou muita regularidade contra Roger Federer, após sofrer para se classificar à decisão

Esta foi a quinta vez que os tenistas se enfrentaram no circuito nesta temporada. Nos últimos quatro encontros, duas vitórias para cada lado. O jogo mais importante aconteceu na semifinal do US Open, quando Federer conseguiu bela vitória por 3 sets a 0. No retrospecto geral, Djokovic diminuiu o prejuízo e agora tem cinco vitórias contra nove do rival.

Na campanha do título na Basileia, o número três do mundo teve um início muito bom. No entanto, as quartas e semifinais foram complicadas para Djokovic, que teve dificuldades e salvou match points para chegar à final. Os problemas nas etapas anteriores parecem ter motivado o sérvio na decisão contra Federer.

Com excelentes saques e ótimo aproveitamento em seus primeiros serviços, a final seguiu de forma tranquila, sem que nenhum dos jogadores tivesse a mínima chance de fazer pressão na tentativa de conquistar vantagem. Somente após a primeira metade do set, o jogo mudou. No nono game, Federer não encaixou o saque e deu a chance para o sérvio, que contou com um erro não-forçado do rival para conquistar vantagem de 5-4.

O dono da casa tentou a resposta no game seguinte. Conseguiu abrir 0-30, mas não tomou conta da parcial. Djokovic se recuperou e, com chance de fechar o set, não teve sucesso. O game ganhou drama, já que o sérvio não conseguia confirmar, e nem Federer o ponto para empatar o jogo. O suíço teve cinco oportunidades para empatar o jogo e não aproveitou. Somente após sete chances, o número três do mundo fechou o primeiro set.

Djokovic avaliou que a vitória no primeiro set foi decisiva para o jogo. Mais importante ainda foi o último game da parcial, de acordo com o sérvio. "Foram talvez os pontos mais importantes de todo o jogo. Eu tive sorte de manter a calma. Tive que produzir algo especial para vencer".

Firme no fundo de quadra, Djokovic começou em vantagem o segundo set, com a quebra logo no primeiro game. Mesmo em um momento desfavorável, Federer não se incomodou, se recuperou e voltou ao jogo: 2-2. A partir de então, o jogo ficou equilibrado até o sérvio sentir a pressão e permitir que Federer tivesse a chance de fechar a parcial em 6-4.

A vitória do segundo set não afetou Djokovic, que voltou a ter segurança e regularidade em seu jogo para iniciar a parcial com duas quebras de vantagem: 4-0. Federer, desta vez, não teve poder de reação, perdeu por 6-2 e frustrou os torcedores suíços.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host