UOL Esporte Tênis
 
08/11/2009 - 10h28

Pennetta 'dá aula' a Oudin e garante título da Fed Cup à Itália

Das agências internacionais
Em Reggio Calabria (ITA)*

A Itália assegurou neste domingo o segundo título de Fed Cup de sua história quando Flavia Pennetta mostrou um pouco de sua experiência à jovem norte-americana Melanie Oudin e venceu o terceiro jogo do confronto por 2 sets a 0 (7-5 e 6-2). A vitória permitiu ao time italiano abrir 3-0 na decisão em Reggio Calabria, sem chances de recuperação para o time dos Estados Unidos.

IMAGENS DA FINAL DA FED CUP

  • Reuters/Tony Gentile

    Incrédula, Flavia Pennetta cai na quadra de saibro de Reggio Calabria ao derrotar Melanie Oudin

  • AFP PHOTO / Vincenzo Pinto

    Italianos jogam para cima o capitão da equipe, Corrado Barazzutti, após a conquista da Fed Cup

Apesar de não ser inédito, o título obtido neste final de semana foi o primeiro da Itália em casa. A primeira conquista da equipe havia sido em 2006, na Bélgica, quando o grupo desbancou as donas da casa lideradas por ninguém menos do que Justine Henin.

O êxito também pôs fim a um longo jejum contra os Estados Unidos. Em nove confrontos anteriores ao longo da Fed Cup, jamais a Itália havia vencido a equipe norte-americana.

"Essas meninas são incríveis, elas meninas escreveram um novo capítulo na história do tênis italiano", bradou o técnico da Azzurra, Corrado Barazzutti. "Nosso primeiro título [em 2006] foi extraordinário, mas este segundo foi além das expectativas".

O ponto que selou o êxito italiano veio justamente com a tenista que havia registrado a primeira vitória do time no sábado, Flavia Pennetta. No jogo mais esperado do fim de semana, a veterana italiana teve trabalho no primeiro set diante de Oudin, uma das sensações da temporada ao ter alcançado as semifinais do Aberto dos Estados Unidos. Na segunda parcial, porém, controlou as ações e não deu a mínima chance para a adolescente, finalizando o jogo com 2 a 0.

"Nós somos campeãs mundiais, é simples", festejou Pennetta, que elogiou muito sua jovem oponente. "Ele é uma grande jogadora e uma verdadeira lutadora. É muito jovem para tudo que ela já alcançou. É preciso jogar muito bem para vencê-la, não basta entrar na quadra e achar que vai ganhar facilmente".

A experiência italiana, por sinal, foi fundamental para a conquista da Fed Cup. Na grande final, além de Pennetta, de 27 anos, o time contou ainda com Francesca Schiavone, com a mesma idade. Do outro lado, porém, os Estados Unidos tinham Oudin, de 18 anos, e Alexa Glatch, de 20.

"Acho que foi uma grande experiência para mim", comentou Melanie Oudin. "Vou olhar para trás e no dia em que eu estiver em uma final de Fed Cup novamente, espero conseguir a vitória. Será a minha vez, e não a delas".

Os Estados Unidos, que têm 17 títulos de Fed Cup mas não vencem desde 2000, acabaram sofrendo neste ano com a ausência das irmãs Williams. Venus não quis participar da competição pelo terceiro ano consecutivo, e Serena, atual líder do ranking mundial, alegou cansaço e pediu dispensa da equipe.

Após a vitória de Pennetta, a Itália ainda fez 4 a 0 na final com a vitória de Sara Errani e Roberta Vinci sobre Liezel Huber e Vania King por 2 sets a 1 (4-6, 6-3 e 12-10), no jogo de duplas. Por fim, as duas equipes decidiram, em comum acordo, abrir mão da quinta e última partida, entre Francesca Schiavone e Alexa Glatch.

*Atualizada às 12h10

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host