UOL Esporte Tênis
 
18/11/2009 - 10h15

Federer reencontra algozes no seu grupo das Finais da ATP

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • AFP

    Tetracampeão da Masters Cup, Federer terá caminho difícil nas Finais da ATP em Londres

O suíço Roger Federer vai enfrentar logo na primeira fase das Finais da ATP os dois tenistas que mais lhe causaram problemas neste ano. O britânico Andy Murray e o argentino Juan Martin Del Potro caíram no seu grupo da competição que reunirá os oito melhores do ranking a partir do próximo domingo, em Londres.

Murray tem duas vitórias e uma derrota contra Federer neste ano, além de ter acabado com as chances do suíço na edição do ano passado, quando o torneio ainda se chamava Masters Cup. O britânico tem vantagem de 6 a 3 no retrospecto contra o número 1 e ainda contará com o apoio da torcida em Londres.

Já Del Potro impediu o hexacampeonato de Federer no Aberto dos Estados Unidos deste ano, além de ter interrompido uma série de seis derrotas seguidas para o suíço com a vitória na final do Grand Slam. O sorteio realizado nesta quarta-feira colocou também no Grupo A o espanhol Fernando Verdasco, que nunca ganhou um set sequer de Federer.

SORTEIO DAS FINAIS DA ATP

GRUPO A GRUPO B
Roger Federer (SUI)
Andy Murray (GBR)
J.M. Del Potro (ARG)
F. Verdasco (ESP)
Rafael Nadal (ESP)
Novak Djokovic (SER)
N. Davydenko (RUS)
Robin Soderling (SUE)

Se não quiser depender dos resultados do espanhol Rafael Nadal, Federer precisa passar por esses três tenistas na primeira fase do Finals, para assim assegurar a sua permanência na ponta do ranking e encerrar a temporada como número 1 do mundo.

Na outra chave, Nadal vai enfrentar o sérvio Novak Djokovic, atual campeão da competição e vencedor dos dois últimos torneios que disputou no circuito, incluindo o Masters 1000 de Paris, que foi realizado  na semana passada.

Completam o Grupo B o russo Nikolay Davydenko e o sueco Robin Soderling, que substitui o lesionado Andy Roddick.

Neste grupo, Nadal também tem muito o que temer, já que, além dos dois finalistas da Masters Cup do ano passado (Djokovic e Davydenko), o espanhol vai reencontrar Soderling, o primeiro tenista que conseguiu vencê-lo no saibro de Roland Garros, feito obtido na edição deste ano do Grand Slam francês.

No piso sintético coberto do ginásio O2 em Londres, o sueco deverá se sentir ainda mais à vontade.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host