UOL Esporte Tênis
 
23/11/2009 - 21h50

Djokovic abusa de erros, mas consegue a virada contra Davydenko

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A última partida pela primeira rodada do ATP Finals de Londres mostrou mais um duelo equilibrado na Arena O2. Atual campeão do evento e vindo da conquista de dois títulos consecutivos, o sérvio Novak Djokovic conseguiu derrotar, de virada, o experiente russo Nikolay Davydenko por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 7-5, após 2h47min de partida.

Número 3 do mundo, Djokovic começou a partida apresentando problemas na tentativa de desempenhar o jogo mostrado nas últimas semanas da temporada e enfrentou logo o adversário batido na final do ano passado, quando o sérvio faturou o título do evento que reúne os oito melhores jogadores da temporada.

Nikolay Davydenko, com o seu costumeiro jogo agressivo, atacou e viu Djokovic cometer erros em seu serviço. O sérvio cometeu duas duplas-faltas durante o primeiro set e foi quebrado logo no quinto game da partida. Atual número 7 do mundo, o russo manteve o controle do confronto e fechou a primeira parcial em 6 games a 3, após conseguir nova quebra no saque de Novak Djokovic.

O tenista sérvio apresentou maior regularidade no segundo set e teve desempenho um pouco melhor nos saques, mas esteve longe de mostrar um jogo em seu melhor nível. Depois de cometer uma nova dupla-falta e, mesmo assim, conseguir confirmar um game, o sérvio chegou a se benzer, mostrando claramente que não estava gostando de seu jogo.

Davydenko não conseguiu aproveitar suas chances de surpreender o sérvio, falhou na hora de ganhar uma quebra de saque e deu brechas para que Djokovic obtivesse uma quebra em seu serviço no nono game, antes de fechar a parcial ao confirmar o saque no décimo game do segundo set, fazendo 6-4.

A partida começou a entrar no melhor ritmo para Novak Djokovic no terceiro set, em que ele começou conseguindo quebrar o serviço do oponente russo, antes de confirmar o seu saque e fazer 2 games a 0, jogando a pressão do duelo para Davydenko.

O sexto game da partida durou mais de 10 minutos e acabou sendo decisivo para a partida. Depois de cometer erros e dar a chance para Davydenko conseguir a devolução da quebra, Djokovic viu o russo falhar e arriscar menos na hora de finalizar os pontos. Forçando os golpes, Djokovic conseguiu evitar a perda do game e abriu 4 a 2, antes de ver o russo diminuir ao confirmar saque.

Ao sacar para o jogo, o sérvio acabou tendo o seu serviço quebrado por Davydenko, que igualou o confronto em 5 a 5. Mas o russo novamente não teve um bom serviço e viu novamente Novak Djokovic obter a quebra. Na segunda vez em que sacou para o jogo, o sérvio não titubeou e conquistou sua primeira vitória na edição deste ano do ATP Finals.

Em cinco confrontos, agora são três vitórias de Djokovic contra Davydenko, todas em ATP Finals, no qual ele havia derrotado o russo duas vezes na edição do ano passado.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host