UOL Esporte Tênis
 
25/11/2009 - 20h48

Davydenko vence por 2 sets a 0 e elimina Nadal do ATP Finals em Londres

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O tenista espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, voltou a jogar mal e acabou eliminado do ATP Finals já na segunda rodada da fase inicial, ao perder facilmente a partida contra o russo Nikolay Davydenko por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 7-6(7-4), após 1h47min de partida na Arena O2, em Londres.

Com a derrota, mesmo que vença a partida contra o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0, pela terceira rodada, Rafael Nadal não poderá ultrapassar o sueco Robin Soderling, já classificado com duas vitórias, sem sets perdidos, e Nikolay Davydenko, que ganhou um set no confronto com Djokovic.

Davydenko, que já havia derrotado Rafael Nadal na final do Masters 1000 de Xangai, na China, desempenhou uma boa partida com saques e winners, para derrotar Nadal pela quarta vez e deixar o retrospecto igualado nos oito confrontos disputados, sendo que a última vitória de Rafael Nadal sobre o russo em piso rápido ocorreu na Masters Cup de 2006, em Xangai.

O espanhol, que começou a atual temporada como número 1 do mundo, mostrou novamente que ainda não está em suas melhores condições de jogo e não conseguiu fazer frente a Nikolay Davydenko, que fechou o primeiro set em 6 games a 1, com apenas 27 minutos de disputa.

Rafael Nadal conseguiu melhorar seu jogo durante o segundo set, conseguiu salvar cinco chances de quebra, mas teve o saque quebrado duas vezes, sendo a segunda no 11º game da partida, antes de vencer no saque de Davydenko e a partida acabou decidida no tiebreak, vencido por Nikolay Davydenko por 7-4.

Com a eliminação, Nadal acumula um mau retrospecto em disputas dos campeões da ATP. Na primeira edição que jogou, em 2006, ele perdeu na estreia para o norte-americano James Blake, conseguiu se classificar com duas vitórias, mas caiu na semifinal diante de Roger Federer.

Em 2007, Nadal perdeu para o compatriota David Ferrer na fase de grupos e, após vencer as outras duas partidas, foi novamente eliminado na semifinal por Federer. No ano passado, o espanhol não jogou o torneio para tratar uma tendinite no joelho direito.

Se Djokovic for campeão, Nadal perde o número 2 do ranking

Após ver o suíço Roger Federer garantir a liderança do ranking até 2010, Rafael Nadal ainda pode encerrar o ano sem a segunda colocação do ranking mundial. Caso seja derrotado pela próxima rodada do ATP Finals para o sérvio Novak Djokovic e Nikolay Davydenko não vença a partida contra o sueco Robin Soderling, Djokovic se garante na semifinal e pode tomar o segundo lugar do ranking com duas vitórias e o título.

A última vez que Nadal encerrou uma temporada fora dos dois primeiros lugares do ranking mundial foi no ano de 2004, quando ficou na 51ª posição da ATP. Na atual temporada, Nadal chegou a ser ultrapassado pelo britânico Andy Murray, mas conseguiu retomar o posto. Já Novak Djokovic chegaria à sua melhor posição no ranking com o segundo lugar.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host