UOL Esporte Tênis
 
27/11/2009 - 14h27

Desgastado, Djokovic bate Nadal e "seca" Davydenko para ir à semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em um jogo em que ficou claro o desgaste dos tenistas de elite ao fim da temporada, Novak Djokovic teve um pouco mais de fôlego e fez sua “lição de casa” no ATP Finals. Ele bateu o número 2 do mundo Rafael Nadal, em Londres, e torce por derrota de Nikolay Davydenko no encerramento da primeira fase, para garantir sua vaga na semifinal.

Djokovic chegou à partida com uma vitória e uma derrota na competição. Com isso, mesmo o triunfo sobre Nadal por 7-6(7-5) e 6-3, não foi suficiente para avançar. Ele depende de um revés de Davydenko na partida que fecha o dia. O russo enfrenta o invicto Robin Soderling – que bateu tanto Nadal quanto o sérvio.

Os dois tenistas mostraram cansaço ao fim de uma temporada desgastante. Rafael Nadal chegou a pedir atendimento médico com dores nas costas e se despediu da competição sem vencer um set sequer. Já Djokovic, atual campeão do torneio, abusou dos erros durante todo o jogo, mas foi melhor nos momentos decisivos.

Para o espanhol, o perigo da derrota diz respeito ao ranking, já que ele já estava eliminado da competição. Nadal está arriscado de perder sua segunda colocação na lista da ATP, o que acontecerá caso Djokovic conquiste o bicampeonato do ATP Finals.

Nadal e Djokovic são velhos conhecidos. Este foi o 21º jogo entre ambos e Nadal é quem chegou com um retrospecto bastante favorável, de 14 vitórias e seis derrotas. Nesta temporada, eles fizeram duas finais de ATP de ATP 1.000, em Monte Carlo e Roma. Nadal venceu ambas contra o atual campeão do ATP Finals.

OS NÚMEROS DA PARTIDA

  • 34%

    NO SAQUE

    Este chegou a ser o aproveitamento no 1º serviço do sérvio, que venceu

  • 7

    WINNERS

    Marcou Rafael Nadal no 1º set, apenas. Foram 20 erros na parcial

O jogo
Tanto Djokovic quanto Nadal começaram a errando mais do que o habitual, o que gerou quebras de saque. O sérvio saiu na frente com uma quebra a seu favor. No segundo game, o número 2 do mundo teve três break-points e aproveitou seu último, em 30-40, para empatar em 1 a 1. A história se repetiu e Dkokovic mais uma vez passou à frente. Mesmo com erros, ele abriu distância: 3-1.

Não tardou para tudo ficar igual mais uma vez. Uma dupla falta de Djokovic deu a chance para Nadal devolver sua segunda quebra, e foi o que aconteceu. O problema maior do sérvio foi com o baixíssimo aproveitamento de primeiro saque, que chegou a ser de 34%. Ainda assim, ele se deu melhor no tie-break e fez 1 set a 0 no duelo.

Os números da parcial mostraram o cansaço dos tenistas e a baixa qualidade no jogo. Foram apenas sete winners de Nadal contra 11 bolas vencedoras de Djokovic. Nos erros, o sérvio teve 23 contra 20 do rival.

No início do segundo set, quando os tenistas se encaminhavam para o quarto game, Nadal pediu atendimento médico, reclamando de dores nas costas. Ele recebeu massagens na região lombar, o que pode virar uma preocupação para a participação do vice-líder do ranking na final da Copa Davis.

Na volta, Djokovic conseguiu sua primeira quebra no set e teve nova chance quando vencia por 4-1. Nadal reuniu forças para confirmar o serviço, mas não foi o suficiente para evitar sua terceira derrota, na pior participação da história do espanhol no ATP Finals, a antiga Masters Cup. O sérvio teve dificuldades no último game, mas garantiu o triunfo.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host