UOL Esporte Tênis
 
28/11/2009 - 14h26

Ex-freguês, Davydenko bate Federer, e ATP Finals fica sem estrelas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O fim de temporada não foi nada bom para os tenistas da elite da ATP. Neste sábado, mais um favorito foi eliminado do ATP Finals, a antiga Masters Cup. Sem esconder o cansaço, Roger Federer, número 1 do mundo, deu adeus à temporada 2009 com derrota em que lutou muito contra o russo Nikolay Davydenko, 7º do ranking.

Querendo evitar ao máximo o seu desgaste, Federer tentou definir rapidamente os pontos, mas com isso errou mais. Assim, Davydenko não teve dificuldades para fechar a partida em três sets, pelo placar de 6-2 e 4-6 e 7-5, e ir pelo segundo ano seguido para a decisão. Além disso, eliminou o último dos representantes do top 4 do ranking.

O detalhe é que o russo nunca havia derrotado Federer em sua carreira. Em 12 partidas entre eles, o suíço havia saído como vencedor em todas elas, uma das maiores freguesias em favor do suíço.

Com isso, o russo aguarda a outra semifinal, que acontece ainda neste sábado. A outra chave tem o confronto entre o Robin Soderling, que bateu Nadal e Djokovic na primeira fase, e o campeão do Aberto dos EUA Juan Martín Del Potro, que agora é o melhor ranqueado do torneio, na quinta posição da lista da ATP.

Tanto Federer, quanto Nadal, Djokovic e Andy Murray (4º), mostraram muito cansaço ao final da temporada, o que prejudicou a atuação no ATP Finals. Rafael Nadal é o que mais preocupa, já que está escalado para jogar a final da Copa Davis contra a República Tcheca.

O jogo
Uma surpresa na fase final do ATP Finals, Davydenko mostrou que não iria deixar a partida fácil para Federer. No terceiro game, atacou para conseguiu a primeira quebra de saque do duelo. O suíço pagou por não ter convertido seus break-points, e passou a correr atrás no marcador.

Abusando dos erros para tentar decidir rapidamente os pontos – prova de seu desgaste – Federer errou mais, com 12 pontos desperdiçados, contra apenas quatro do russo. Davydenko quebrou mais uma vez Federer e fechou a parcial na frente, em 6-2.

Com o número 1 do mundo partindo para o ataque, a partida ficou mais disputada e o russo teve mais dificuldades para confirmar o serviço. Ainda assim, Davydenko conseguiu contra-atacar Federer quando pressionado.

A força do suíço apareceu no final do set e, finalmente, Federer foi mais regular e se mostrou superior na partida, para vencer em 6-4 e partir, com tudo igual, para a parcial decisiva da semifinal.

O terceiro set seguiu disputado, com uma ligeira vantagem para Federer, que fechou rapidamente seus games de saque. Com jogadas de efeito de ambos os tenistas, eles se revezaram à frente do marcador e chegaram a 5-5. Neste momento, a pressão do russo fez efeito e, com uma bela devolução, ele conseguiu a quebra que definiu o placar em seu favor, após 1h55 de duelo em Londres.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host