UOL Esporte Tênis
 
01/12/2009 - 07h01

André Sá aposta em entrosamento "à distância" com novo parceiro

Rafael Krieger
Em São Paulo
  • André Sá jogará com o romeno Horia Tecau na temporada de 2010; os dois nunca atuaram juntos

    André Sá jogará com o romeno Horia Tecau na temporada de 2010; os dois nunca atuaram juntos

Foram três anos jogando com o mesmo parceiro, o que rendeu cinco títulos e uma semifinal de Wimbledon. Agora, André Sá encara o desafio de continuar entre os melhores do circuito de duplas ao lado de um tenista com quem nunca atuou. Ele e o romeno Horia Tecau só vão jogar juntos pela primeira vez no ano que vem, no torneio de Auckland, na Nova Zelândia.

Até lá, Sá vai continuar treinando na academia do técnico Larri Passos em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. E o romeno também vai se preparar longe do parceiro, na Europa. Mas a característica do jogo de Horia Tecau deixa o brasileiro mais tranquilo quanto ao entrosamento da dupla.

Com 1,93 m de altura, o romeno chega a ser mais baixo do que Marcelo Melo, o antigo parceiro de André Sá, que recentemente anunciou que vai jogar ao lado do também mineiro Bruno Soares na próxima temporada. Melo tem 2,03 m e, assim como o romeno, tem como ponto forte o saque e o jogo na rede. Tecau também aposta neste estilo de jogo e, para Sá, a a adaptação vai ser mais fácil.

“Eles têm características parecidas sim, são bons sacadores, ajudam bastante na rede. Já sei que esse estilo de jogo deu certo no ano passado, então creio que será mais fácil para se adaptar”, explicou André Sá ao UOL Esporte. No ano passado, ele e Melo venceram apenas um título, em Kitzbühel, e somaram uma vitória e uma derrota em jogos válidos pela Copa Davis.

Melo e Sá representaram o Brasil na Davis nos últimos dois anos. Mesmo com a troca de parceiros, André não vê problema em repetir a antiga dupla. “Existe essa possibilidade, porque a gente não terminou brigado. Vai depender mesmo dos resultados, porque Davis é assim: quem joga melhor no momento, é convocado. Seja quem for a dupla, nós três vamos estar preparados”, comentou.

DADOS DA DUPLA SÁ/TECAU
44Ranking46
32Idade24
1,85 mAltura1,93 m
6Títulos0
US$ 1.843.203PremiaçãoUS$ 222.642

Atualmente na 44ª colocação no ranking, Sá disse que precisou procurar um parceiro no exterior porque, no Brasil, existem apenas três duplistas: Melo, Soares e ele próprio. “O resto está focado nas simples, até porque tem um conflito de calendário, e isso dificulta”, justificou. O tenista de 32 anos deixou claro que não pensou em começar a jogar sozinho quando o ex-parceiro decidiu mudar de dupla.

“Meu momento de simples já passou”, afirmou Sá, que tem 52 vitórias e 92 derrotas jogando sozinho em quadra. Aposentadoria mesmo, nem pensar: “Estou muito novo”, brincou. Quando Melo decidiu jogar com Bruno, André imediatamente passou a procurar um novo parceiro.

Ele já havia conversado com Tecau durante o torneio da Basileia, na Suíça, no começo de novembro. O romeno se interessou em jogar algumas partidas com Sá. Três semanas depois, ele retomou o contato com o romeno e fechou a parceria com o tenista número 46 do mundo nas duplas.

Para 2010, André Sá tem como objetivo ficar entre as oito melhores duplas do ano e se classificar pela primeira vez para o Masters, agora chamado de ATP Finals. “Essa é sempre a meta, apesar de estar um pouco longe. Mas o principal agora é conseguir esse entrosamento o mais rápido possível e, a partir do momento em que a gente estiver com o jogo bem casado dentro de quadra, poderemos traçar melhor esses objetivos”, encerrou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host