UOL Esporte Tênis
 
04/12/2009 - 20h33

Ferrer vira partida contra Stepanek e deixa Espanha a uma vitória do tetra

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • David Ferrer vence de virada contra Stepanek e deixa Espanha a uma vitória do tetra na Copa Davis

    David Ferrer vence de virada contra Stepanek e deixa Espanha a uma vitória do tetra na Copa Davis

O espanhol David Ferrer não seria titular na segunda partida da final da Copa Davis, contra a República Tcheca, mas os problemas físicos do compatriota Fernando Verdasco lhe abriram a vaga para enfrentar Radek Stepanek e aplicar uma virada após ter perdido os dois primeiros sets, vencendo por 3 sets a 2, com parciais de 1-6, 2-6, 6-4, 6-4 e 8-6, deixando os espanhóis a apenas um triunfo do título, com a vantagem de 2 a 0.

Invicto em partidas disputadas no saibro pela Copa Davis, com seis vitórias, Ferrer começou dando sustos na torcida espanhola em Barcelona. O tenista espanhol foi dominado por Radek Stepanek no início da partida e se viu em situação complicada ao perder os dois primeiros sets da partida tendo vencido apenas três games nas duas parciais.

Stepanek arriscou mais, enquanto tenista anfitrião apresentou um serviço deficiente no início do jogo e não conseguiu confirmar um game de saque sequer, tendo obtido apenas uma quebra e cedido três. O veterano tcheco de 31 anos tirou proveito de seu saque, não ofereceu chances ao espanhol e saiu na frente. Com 31min de atuação, o atual 12º do mundo aplicou 6-1 sobre o adversário na primeira parcial.

David Ferrer seguiu acuado no segundo set e encarou novamente um Radek Stepanek agressivo, capaz de aplicar 12 winners, apesar das três duplas-faltas cometidas em seus saques. Alguns erros fizeram com que Stepanek tivesse o seu saque quebrado pelo adversário espanhol, mas ele conseguiu se recuperar indo à rede para definir os pontos, com acertos em todas as seis bolas de definição. Após 42min, o tcheco encerrou a segunda parcial por 6 games a 2.

Mas Ferrer conseguiu sair do buraco, se encontrou na partida e passou a aproveitar mais as suas chances, contando com 27 erros não-forçados do tcheco, para vencer a terceira parcial por 6 games a 4 no confronto. O espanhol voltou a ser ajudado pelas falhas do adversário e repetiu o 6-4 no quarto set, levando a partida a ser definida na quinta parcial.

O tcheco voltou a atacar mais no quinto set, subindo à rede para tentar a definição dos pontos, mas cedeu quatro chances de quebra para David Ferrer no segundo game da parcial, com o espanhol desperdiçando todas. Após um duelo equilibrado, David Ferrer conseguiu quebrar o serviço de Stepanek no 13º game da partida e confirmou a vitória por 8 a 6 ao confirmar o seu saque.

Após a partida, o tenista espanhol destacou a dificuldade que teve para conseguir encontrar a melhor forma de enfrentar Stepanek após perder as duas primeiras parciais do segundo confronto desta sexta-feira.

“Estava muito tenso, não via por onde entrar”, afirmou Ferrer. “Stepanek jogou de maneira incrível e David tentou aguentar. Depois do descanso lhe disse que tinha uma segunda oportunidade e ele aproveitou”, disse o capitão espanhol Albert Costa, elogiando David Ferrer.

Ferrer conquistou sua quarta vitória diante de Stepanek no histórico de confronto com o tcheco. Antes desta sexta-feira, o retrospecto se mantinha empatado, com seis partidas e três triunfos para cada tenista.

No sábado, as duplas entram em quadra no saibro catalão, com a Espanha podendo vencer a Copa Davis pelo segundo ano consecutivo. Os espanhóis, campeões da competição por equipes em 2000, 2004 e 2008, terão Feliciano López e Fernando Verdasco formando sua parceria, contra os tchecos Lukas Dlouhy e Jan Hajek, mas os treinadores ainda podem alterar os jogadores para a partida.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host