UOL Esporte Tênis
 
Albert Gea/Reuters

Os espanhóis Fernando Verdasco e Feliciano López comemoram o título da Copa Davis

05/12/2009 - 16h04

López/Verdasco vence nas duplas e Espanha é tetracampeã da Davis

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha conquistou neste sábado o seu quarto título na história da Copa Davis ao vencer a partida de duplas e encerrar o confronto por 3 a 0, em Barcelona, com a dupla Feliciano López/ Fernando Verdasco vencendo a dupla tcheca Radek Stepanek/Tomas Berdych por 3 sets a 0, com parciais de 7-6(9-7), 7-5 e 6-2.

A decisão do capitão tcheco Jaroslav Navratil em escalar sua principal dupla nesta edição da Copa Davis, que havia vencido todos os confrontos disputados até então, não surtiu efeito. Com os jogadores cansados devido às partidas de simples, a dupla da República Tcheca conseguiu equilibrar os dois primeiros sets, mas falhou nos momentos decisivos.

No terceiro set, os descansados tenistas espanhóis fizeram valer a força de seus torcedores na cidade de Barcelona e dominaram a partida, chegando a sacar para a vitória e o título no oitavo game do confronto, com a confirmação da vitória.

Este foi o segundo título consecutivo da Espanha, que já havia ficado com o troféu no ano passado ao derrotar a Argentina. A equipe do número 2 do mundo Rafael Nadal também havia sido campeã nas edições de 2000 e 2004. Nadal não participou da campanha espanhola apenas na edição de 2000.

MELIGENI COMENTA O TÍTULO DA ESPANHA

"Depois do jogo de sexta-feira, entre David Ferrer e Radek Stepanek, não podíamos esperar outra coisa do jogo de duplas". Leia mais

Após a vitória, a dupla responsável pela partida de duplas valorizou o trabalho de seus companheiros. Na sexta-feira, Rafael Nadal venceu Tomas Berdych e David Ferrer conseguiu uma incrível virada contra o tcheco Radek Stepanek após estar perdendo por 2 sets a 0, o que deu o segundo ponto aos espanhóis e a vantagem de precisar de apenas mais uma vitória para o título.

“Nós ganhamos, mas havíamos conquistado dois pontos importantes. Gostaria de ressaltar o partidaço que jogou David (Ferrer). A final é sua”, afirmou o duplista Feliciano López.

Ao lado de López, estava Fernando Verdasco, tenista que foi o herói da equipe então comandada por Emilio Sánchez, ao vencer a quarta partida na decisão de 2008, contra a Argentina, em Mar del Plata. O tenista espanhol afirmou que para ele não importa ter sido vencedor nos confrontos decisivos das duas conquistas.

"O importante é ganhar e não quem o consegue. Este ano fomos nós dois, no ano passado havia sido eu, espero que no ano que vem seja outro e que ganhemos mais saladeiras”, disse Verdasco.

Neste ano a Espanha teve sua campanha facilitada pelo fato de disputar todos os seus confrontos em casa. Em março, os espanhóis derrotaram a Sérvia de Novak Djokovic por 4 a 1, em Benidorm, pela primeira rodada. Em julho foi a vez de baterem a Alemanha por 3 a 2, em Marbella, pelas quartas de final. Nas semifinais, a Espanha passou por Israel, em Múrcia, antes de bater a República Tcheca na final de Barcelona.

A última bicampeã da Copa Davis havia sido a Suécia, que após ter vencido em 1997, voltou a conquistar o título em 1998.

Neste domingo ocorrem as últimas partidas do confronto, em simples, com jogos previstos entre o número 2 do mundo Rafael Nadal e Radek Stepanek e entre David Ferrer e Tomas Berdych, mas os capitães das equipes ainda podem alterar os jogadores que entrarão em quadra, já que as partidas são apenas para cumprir a tabela da Copa Davis.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host