UOL Esporte Tênis
 
16/12/2009 - 11h08

ITF retira punição a Wickmayer e Malisse, que já podem jogar

Das agências internacionais
Em Londres (ING)
  • Após suspensão, Wickmayer teve a pena retirada e está livre para competir no WTA de Auckland

    Após suspensão, Wickmayer teve a pena retirada e está livre para competir no WTA de Auckland

A Federação Internacional de Tênis retirou a punição de um ano imposta aos tenistas belgas Yanina Wickmayer e Xavier Malisse. Eles já tiveram a penalidade cancelada por um tribunal de Bruxelas, mas ainda dependiam da autorização da entidade para voltarem a jogar.

Os dois foram punidos por não informarem onde poderiam ser encontrados para um teste antidoping de surpresa. Essa determinação faz parte das novas regras da Agência Mundial Antidoping (Wada) e já foi duramente criticada por tenistas como Rafael Nadal. A Justiça belga determinou a punição no dia 5 de novembro, e a retirou há dois dias.

Com a autorização da ITF, a semifinalista do Aberto dos EUA e o semifinalista de Wimbledon-2002 podem voltar ao circuito imediatamente. Wickmayer, de 20 anos, foi suspensa por um ano em novembro após não notificar a agência antidoping de seu país sobre onde poderia ser encontrada, violando as regras de whereabout. Seu compatriota Xavier Malisse foi suspenso pelo mesmo motivo, além de ter faltado a um exame antidoping.

Wickmayer chegou a ser convidada a participar do WTA de Auckland, na Nova Zelândia, em janeiro, assim que o tribunal belga suspendeu a sua punição. "Como nossas inscrições já tinham se encerrado, a única maneira de ela poder jogar aqui seria através de um convite", explicou Brenda Perry, diretora do torneio, confiante em contar com a semifinalista do Aberto dos EUA.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host