UOL Esporte Tênis
 
17/12/2009 - 15h03

CAS nega apelo e absolve Gasquet de punição por doping

Das agências internacionais*
Em Lausanne (SUI)

O francês Richard Gasquet conseguiu escapar dos apelos da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Agência Mundial Anti-Doping (Wada), que pediam uma suspensão de até dois anos ao tenista, por ter testado positivo para cocaína no início do ano. Nesta quinta-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) indeferiu o protesto das entidades e absolveu o atleta.

Conforme anunciado pelo tribunal máximo do esporte em comunicado oficial, “o atleta foi absolvido de qualquer negligência ou culpa”. O tenista já havia cumprido cerca de dois meses de suspensão, mas a CAS informou que este período “não deverá ser considerado gancho por doping”.

Gasquet, de 23 anos, testou positivo para cocaína em março deste ano, durante o Masters 1000 de Miami. Em sua versão, o francês alegou que não fez uso da droga, mas seu organismo havia contraído a substância após um beijo que ele deu em uma garota numa boate da cidade da Flórida, em uma casa noturna.

Inicialmente, o ex-top 10 foi suspenso por dois meses e liberado da pena por um tribunal independente da ITF. Outra corrente da entidade do tênis, porém, pediu que uma suspensão de pelo menos um ano fosse imposta a Gasquet, e o caso foi parar na CAS.

O francês, que na carreira chegou a ocupar o posto máximo de sétimo colocado no ranking da ATP, atualmente figura na 52ª colocação da lista. Nesta temporada, Gasquet não conquistou títulos.

Após a decisão favorável a Richard Gasquet no CAS, a Federação Internacional de Tênis demonstrou sua insatisfação com o fato de o tenista francês ter sido liberado novamente para jogar.

“A ITF está desapontado com a decisão da Corte Arbitral do Esporte por ignorar o apelo da ITF e da Wada (Agência Mundial Antidoping) contra a decisão imposta sobre Richard Gasquet por um tribunal independente em julho de 2009”, informou o presidente da ITF Francesco Ricci Bitti em um comunicado.

*Atualizado às 17h34.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host