UOL Esporte Tênis
 
29/12/2009 - 20h15

Aberto do Brasil tem como destaque jogador envolvido em caso de doping

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Francês Richard Gasquet foi à Corte Arbitral do Esporte em julgamento por caso de doping

    Francês Richard Gasquet foi à Corte Arbitral do Esporte em julgamento por caso de doping

A Associação dos Tenistas Profissionais fechou nesta terça-feira a lista definitiva para o Aberto do Brasil de 2010, que será novamente disputado na Costa do Sauípe. Mas o único torneio de nível ATP no Brasil novamente não tem nenhum tenista do top 10 e os principais destaques ficam pelas presenças do brasileiro Thomaz Bellucci, finalista em 2009, além do francês Richard Gasquet, que se envolveu em caso polêmico de doping por uso de cocaína, em que acabou absolvido depois de dois meses de punição.

Uma ausência na lista do torneio é o espanhol Tommy Robredo, atual número 16 do mundo, que foi algoz de Thomaz Bellucci na final da última edição do evento brasileiro, não entrou no torneio para tentar levar o bicampeonato. Com isso, apenas um jogador da lista já levantou o troféu de campeão, o espanhol Nicolas Almagro, vencedor em 2008.

LISTA DO ABERTO DO BRASIL

23º - Juan Carlos Ferrero (ESP)
26º - Nicolás Almagro (ESP)
31º - Albert Montañes (ESP)
33º - Paul-Henri Mathieu (FRA)
35º - Igor Andreev (RUS)
36º - Thomaz Bellucci (BRA)
45º - Horacio Zeballos (ARG)
48º - Victor Hanescu (ROM)
50º - Pablo Cuevas (URU)
51º - José Acasuso (ARG)
52º - Richard Gasquet (FRA)
54º - Fabio Fognini (ITA)
59º - Simon Greul (ALE)
62º - Potito Starace (ITA)
69º - Frederico Gil (POR)
70º - Oscar Hernández (ESP)
72º - Daniel Gimeno-Traver (ESP)
73º - Juan Ignacio Chela (ARG)
77º - Peter Luczak (AUS)
84º - Paolo Lorenzi (ITA)
87º - Marcos Daniel (BRA)
91º - Marcel Granollers (ESP)
97º - Nicolás Lapentti (EQU)

O jogador com mais participações na Costa do Sauípe entre os inscritos para 2010 é o espanhol Albert Montañes, que tem um histórico pífio de participação. Em seis edições disputadas, ele conseguiu avançar para a segunda rodada em três, nas outras não passou da estreia.

Ex-número 1 do mundo, o também espanhol Juan Carlos Ferrero volta a ser uma das principais atrações ao ocupar o posto de cabeça-de-chave número 1. Uma presença curiosa é a do francês Paul-Henri Mathieu, não por seu desempenho, mas pelo fato de ter enfrentado Gustavo Kuerten na última partida profissional do brasileiro na edição de 2008 de Roland Garros.

Algoz brasileiro na repescagem da Copa Davis de 2009, o equatoriano Nicolas Lapentti é o último tenista a entrar na chave entre os 23 listados pela ATP. O experiente tenista ocupa apenas a 97ª colocação no ranking mundial e pode fazer sua última participação no torneio que jogou em 2004, 2008 e 2009, tendo como melhor resultado a semifinal de 2008.

Entre os tenistas brasileiros, o principal destaque é o fato de Thomaz Bellucci estar entre os oito cabeças-de-chave em sua terceira participação na chave principal. Além dele, apenas o gaúcho Marcos Daniel está garantido no evento, mas o tenista de 31 anos não tem um bom retrospecto na Bahia. Em quatro participações, ele jamais avançou para a segunda rodada.

Na edição de 2009, o Aberto do Brasil contou com apenas Bellucci classificado de forma direta para a chave principal. Machucado, Marcos Daniel ficou fora. Os outros representantes brasileiros foram Caio Zampieri e Daniel Silva, classificados pelo qualifying, além de Flávio Saretta, Ricardo Hocevar e Thiago Alves, que foram os tenistas convidados pela organização.

A última vez que houve convite a tenistas estrangeiros para a Costa do Sauípe foi em 2007, quando o argentino Guillermo Cañas foi escolhido ao lado dos brasileiros Gustavo Kuerten e Rogério Dutra da Silva.

As vagas restantes serão ocupadas por jogadores do qualifying, além de três tenistas que serão convidados pela organização. Resta saber se a empresa que administra o evento aceitará gastar alto para trazer algum nome de destaque para um torneio que já teve o espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martín Del Potro ou deixará os convites para ter mais tenistas brasileiros na chave.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host