UOL Esporte Tênis
 
29/12/2009 - 17h40

Por melhor início de temporada, Bellucci abre mão de aniversário e Réveillon

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As condições de número 36 do ranking mundial e cabeça-de-chave do primeiro torneio da próxima temporada, o ATP 250 de Brisbane, na Austrália, não garantiram alívio ao tenista brasileiro Thomaz Bellucci para tentar subir novas colocações e buscar novos títulos na carreira.

Para iniciar uma série de torneios pela Oceania, Bellucci teve de sacrificar o Réveillon, em que passará longe da família e praticamente longe de terra firme, em um avião. Além disso, o número 1 do tênis brasileiro completa seus 22 anos em viagem nesta quarta-feira.

"O Réveillon passado (2008 para 2009) passamos literalmente no avião. Este ano vamos sair daqui na manhã do dia 30 e chegar em Brisbane na noite do dia 31, por volta das 20h30. Faz parte, já estou começando a me acostumar", afirma o tenista, que viaja pelo segundo ano ao lado do treinador João Zwetsch.

Apesar de Bellucci dizer que deverá chegar no dia 31, sua chegada de acordo com a empresa aérea será apenas na manhã do dia 1º de janeiro no horário de Brisbane. Ele embarca nesta quarta-feira às 8h (de Brasília) e terá de fazer conexões em um voo que dura mais de 20 horas. Além da longa viagem, Bellucci também terá de se adaptar ao fuso-horário de Brisbane, cidade que está 12 horas à frente do horário de Brasília, para estrear na competição entre domingo e segunda-feira, dependendo da programação a ser divulgada pelos organizadores do torneio que abre a temporada da ATP.

Na lista dos torneios, Thomaz Bellucci figura pela primeira vez como um dos oito principais jogadores de um evento deste nível, como número 7 entre os favoritos. Para tentar o seu segundo título de ATP na carreira, o brasileiro terá pela frente o norte-americano Andy Roddick (ex-número 1 do mundo e atual sétimo), o tcheco Radek Stepanek (12º do ranking e atual campeão do evento), o francês Gael Monfils (13º), o tcheco Tomas Berdych (20º), o norte-americano Sam Querrey (25º), o francês Jeremy Chardy (32º), além do cipriota Marcos Baghdatis (42º).

Em um torneio em que não defende pontos no ranking, Thomaz Bellucci prefere conter qualquer euforia. Mesmo tendo encerrado suas atividades mais cedo em 2009 para iniciar sua preparação em Angra dos Reis (RJ) ao lado de outros tenistas brasileiros, ele afirma estar mais preocupado em buscar ritmo no primeiro torneio visando o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, que será realizado no fim de janeiro.

"Acho que Brisbane é uma incógnita para todos os jogadores, pois está todo mundo sem muito ritmo ainda. Por isso não tenho muitas expectativas. Espero fazer um bom torneio, mas buscando ritmo para o Aberto da Austrália", afirma Bellucci.

Antes de jogar o Aberto da Austrália, em Melbourne, Bellucci ainda viaja para a Nova Zelândia para disputar o Torneio de Auckland, que terá como principais favoritos os espanhóis Tommy Robredo, David Ferrer, Juan Carlos Ferrero e Nicolas Almagro. Em 2009, o brasileiro teve de disputar o qualifying em Brisbane e Auckland. Sem conseguir entrar para a chave principal, ele também caiu na estreia do Aberto da Austrália.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host