UOL Esporte Tênis
 
05/01/2010 - 18h52

Estrelas gringas caem na estreia e exibem antipatia no Aberto de São Paulo

Rubens Lisboa
Em São Paulo

Em 2004, o chileno Nicolas Massú e o argentino Gastón Gaudio estavam em evidência no tênis mundial. O primeiro conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em simples e duplas, enquanto o segundo surpreendeu ao conquistar o título de Roland Garros, em Paris.

Mas após seis anos, Massú e Gaudio estão longe dos resultados e dos torneios que lhes tornaram famosos. O ex-número 9 do ranking Nicolas Massú é atualmente, aos 30 anos, apenas o 112º, enquanto Gaudio, que foi número 5 do ranking, se contenta com o 166º lugar na lista da ATP aos 31 anos.

No Aberto de São Paulo ambos eram as estrelas da disputa, responsáveis pela maioria dos pedidos de autógrafos dos torcedores, mas foram eliminados já na primeira rodada e deixaram o Parque Villa-Lobos sem falar com a imprensa, no caso do chileno nem os torcedores foram atendidos.

Nicolas Massú teve sua partida contra o espanhol Adrian Menendez-Maceiras interrompida ainda no primeiro set, quando liderava em 5 games a 4. No retorno do confronto, Massú foi surpreendido por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(3) e 6-3.

Contra Gastón Gaudio, o brasileiro Ricardo Mello começou bem na defesa do título conquistado no ano passado. Ele não tomou conhecimento do argentino Gastón e aplicou parciais de 6-1 e 6-4. Na segunda rodada ele enfrenta o brasileiro Fernando Romboli, que bateu o compatriota Tiago Lopes na estreia por 6-3 e 7-6(18-16).

Outro favorito era o gaúcho Marcos Daniel, número 87 do mundo, melhor ranking entre os competidores em São Paulo, também não conseguiu jogar seu melhor tênis. Com erros de saque e contra o talentoso João Souza, o Feijão, Daniel foi eliminado por 2 sets a 0, com duplo 6-4.

1ª RODADA DO ABERTO DE SÃO PAULO

João Souza (BRA) 2 x 0 Marcos Daniel (BRA)
Ricardo Mello (BRA) 2 x 0 Gaston Gaudio (ARG)
Menendez-Maceiras (ESP) 2 x 0 N. Massú (CHI)
Pablo Santos (ESP) 2 x 1 Franco Ferreiro (BRA)
Brian Dabul (ARG) 2 x 0 Marcelo Demoliner (BRA)
C. Zampieri (BRA) 2 x 1 Cervantes-Huegun (ESP)
Guillermo Olaso (ESP) 2 x 0 Andre Ghem (BRA)
Julio Silva (BRA) 2 x 0 Alejandro Gonzalez (COL)
Ricardas Berankis (LIT) 2 x 1 C. Salamanca (COL)
Ramon Delgado (PAR) 2 x 0 Marcel Felder (URU)
M. McClune (EUA) 2 x 0 Sebastian Decoud (ARG)
Fernando Romboli (BRA) 2 x 0 Tiago Lopes (BRA)

Com golpes potentes e um bom saque, Feijão dominou a partida contra Marcos Daniel e após conseguir uma quebra fechou o primeiro set em 6-4. Na segunda parcial, o jogador de 21 anos liderava por 5 games a 2 quando quase se complicou e viu Daniel diminuir para 5-4, mas confirmou seu serviço e fechou a partida com sets iguais.

Na segunda rodada, Feijão enfrenta o argentino Brian Dabul, que derrotou na estreia o brasileiro Marcelo Demoliner por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(9-7) e 7-5. Se passar por Dabul, Feijão pode ter pela frente outro cabeça de chave, Ricardo Mello.

Nas outras partidas do dia o torneio foi marcado por surpresas. O brasileiro Franco Ferreiro foi eliminado pelo espanhol Pablo Santos ao perder por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 6-3. André Ghem, outro anfitrião, ficou pelo caminho ao enfrentar o também espanhol Guillermo Olaso por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4.

Sétimo favorito do torneio, o colombiano Carlos Salamanca perdeu por 2 sets a 1 para o qualifier lituano Ricardas Berankis, com parciais de 6-7(6-8), 6-1 e 7-5. Outro jogador vindo do classificatório a se dar bem foi o norte-americano Michael McClune, que passou pelo argentino Sebastian Decoud por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6(7-4).

Único brasileiro a furar o quali, o paulista Caio Zampieri, treinado por Jaime Oncins, que bateu o espanhol Inigo Cervantes-Guegun por 2 sets a 1, de virada, com 4-6, 6-3 e 6-3. Outro brasileiro que conseguiu vencer nesta terça-feira foi Júlio Silva, que bateu o colombiano Alejandro González por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2. Na segunda rodada, Silva enfrenta o paraguaio Ramon Delgado, algoz do uruguaio Marcel Felder por 6-3 e 6-1.

Em um confronto de novatos tenistas brasileiros, Fernando Romboli derrotou Tiago Lopes por 2 sets a 0, com parciais de 6-3e 7-6(18-16), em um dos tiebreaks mais longos da história do Aberto de São Paulo. Outro representante da nova geração do país, Marcelo Demoliner caiu diante do argentino Brian Dabul por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(9-7) e 7-5.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host