UOL Esporte Tênis
 
06/01/2010 - 18h10

Ex-líder do ranking juvenil começa a se destacar no Aberto de São Paulo

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

Melhor tenista juvenil do mundo em 2007 pelo ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), o lituano Ricardas Berankis chegou ao Aberto de São Paulo como mero coadjuvante, afinal, o tenista de 19 anos precisou jogar o qualificatório para entrar na chave principal do evento, mas com duas vitórias na chave principal ele já pode começar a incomodar os adversários.

O garoto que venceu o Orange Bowl, considerado o campeonato mundial juvenil de tênis, ao bater o búlgaro Grigor Dimitrov, e foi campeão da versão juvenil do Aberto dos Estados Unidos ao derrotar o polonês Jerzy Janowicz, ambos em 2007, está em seu terceiro ano como profissional e ocupa a 319ª colocação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Nesta quarta-feira, Berankis derrotou o espanhol Guillermo Olaso, 267º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 7-6(9-7), garantindo sua classificação para as quartas de final contra o argentino Eduardo Schwank, que bateu o espanhol Pablo Santos por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1.

Ainda sem ter conquistado títulos em challengers, o jovem lituano já começa a acreditar na chance de ser campeão no torneio brasileiro. “Já estou começando a pensar no título. Vai ser a maior vitória da minha vida”, afirmou o jovem lituano.

Em outra partida na quadra principal do Aberto de São Paulo, o brasileiro Thiago Alves, número 149 do mundo, conquistou sua classificação para as quartas de final ao derrotar o chileno Jorge Aguilar (222º) por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-7(4-7) e 6-1.

Alves teve dificuldades contra Aguilar, mas conseguiu se recuperar e avançar para as quartas de final, em que enfrenta o norte-americano Michael McClune (328º), vencedor do confronto com o argentino Juan Pablo Brzezicki (169º) por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(7-5), 6-7(4-7) e 7-5.

"Joguei todo meu tênis. No primeiro jogo venci, mas não estava totalmente bem", afirmou Thiago Alves após a partida.

O paulista busca o seu segundo título do Aberto de São Paulo, a primeira conquista ocorreu em 2008. "Os brasileiros vencem aqui, assim como os americanos geralmente vencem nos Estados Unidos. Do jeito que estou jogando, espero muito chegar a esta final e estou preparado para isso", disse Thiago.

*Atualizado às 19h25

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host