UOL Esporte Tênis
 
08/01/2010 - 07h26

Henin bate Ivanovic e vai à final em seu retorno, contra Clijsters

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
  • Ana Ivanovic não teve chances diante da belga Justine Henin, que agora tem 5 a 0 no histórico

    Ana Ivanovic não teve chances diante da belga Justine Henin, que agora tem 5 a 0 no histórico

A tenista belga Justine Henin provou na madrugada desta sexta-feira que não retornou ao tênis para figurar no ranking feminino. Já em sua primeira participação desde que deixou as quadras há um ano e meio, ela disputará a final. Pelo torneio de Brisbane, na Austrália, ela encarou Ana Ivanovic, também ex-número 1 do mundo, e ficou com a vitória facilmente na semi.

Henin não precisou de muito para bater a musa sérvia por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2. A belga, que liderou o ranking mundial da WTA antes de sua aposentadoria precoce, em maio de 2008, teve como único problema seu primeiro serviço, mas não deu chances à rival.

A tenista, campeã de sete Grand Slams, anunciou em setembro o seu retorno ao circuito profissional, pouco depois de sua compatriota Kim Clijsters vencer o Aberto dos Estados Unidos, também voltando de aposentadoria. Agora, ela vai encarar na decisão justamente Clijsters, que também venceu nesta sexta.

“Estou em uma situação perfeita, vou fazer a final de meu primeiro torneio desde que voltei. É perfeito”, comemorou Henin, que terá de mostrar seu velho talento contra Clijsters, que retornou em ótima forma. “É uma surpresa, claro, porque não é tão fácil quando pode parecer na quadra. Ficar 18 meses fora não é fácil.”

Ivanovic, como Henin, ainda não se encontra em sua melhor forma. Foi apenas a quarta partida da sérvia desde setembro. Apesar da deficiência no saque – 45% de aproveitamento no primeiro serviço -, ela compensou com um jogo ofensivo, com 18 winners e apenas oito erros não-forçados.

Já Kim Clijsters passou à final em Brisbane com uma vitória sobre Andrea Petkovic. Cabeça de chave número 1, ela triunfou por 6-4 e 6-2 contra a alemã e comemorou a adversária que terá pelo título.

“Não acho que alguém, mesmo na Bélgica ou em qualquer lugar do mundo, esperava que isso iria acontecer. É muito legal fazer parte de uma final belga novamente”, disse a campeã do Aberto dos EUA, que virou mãe em sua retirada do tênis.

Final em Auckland

No WTA de Auckland, na Nova Zelândia, a favorita italiana Flavia Pennetta confirmou sua vaga na final ao bater a compatriota Francesca Schiavone por 6-3 e 6-0. Ela vai decidir contra a belga Yanina Wickmayer, que disputa seu primeiro torneio após livrar-se de uma punição por descumprir as regras do código antidoping. Ela derrotou a israelense Shahar Peer na outra semifinal, por 6-4 e 7-5.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host