UOL Esporte Tênis
 
09/01/2010 - 09h35

Clijsters vence clássico contra Henin e fatura título em Brisbane

Das agências internacionais
Em Brisbane (AUS)
  • Belga Kim Clijsters derrotou a compatriota Justine Henin na decisão do Torneio de Brisbane

    Belga Kim Clijsters derrotou a compatriota Justine Henin na decisão do Torneio de Brisbane

Duas ex-aposentadas belgas fizeram neste sábado a final mais esperada do circuito feminino do fim de semana. Logo em seu primeiro torneio após voltar às quadras, Justine Henin perdeu nos detalhes para Kim Clijsters, que faturou seu segundo título desde que voltou às quadras no ano passado.

Em um jogo digno de um encontro entre duas tenistas que já foram líderes do ranking, Clijsters venceu por 2 sets a 1 com parciais de 6-3, 4-6 e 7-6 (10-8), após 2h24 de partida. Campeã do Aberto dos Estados Unidos, a belga número 18 do mundo ganhou uma motivação a mais para o Aberto da Austrália, que começa no dia 18.

As primeiras palavras de Cljsters após a conquista na Par Rafter Arena foram: “Uh, que jogo!”. A belga exaltou a confiança depois de uma exibição de alto nível: “Acho que nós colocamos a nossa barra lá no alto para o resto do ano. É um grande torneio para começar o ano e eu não poderia estar mais feliz”.

Henin entrou como convidada, já que acabou de retornar ao circuito. Vencedora de 41 títulos em sua carreira, ela tentará seu segundo troféu do Grand Slam australiano. Mesmo com a derrota na final, ela faturou pontos que a farão entrar no ranking, pois nem posição ela tem ainda.

Velhas conhecidas, as duas veteranas fizeram o confronto de número 23, e Clijsters obteve a sua 11ª vitória sobre a compatriota. O último encontro delas havia sido em 2006, com vitória de Henin nas semifinais de Wimbledon.

Mesmo com a qualidade técnica de duas tenistas experientes, o jogo contou com um detalhe que pode significar falta de ritmo ou mesmo nervosismo. Foram 20 duplas faltas ao todo, sendo 11 de Henin e nove de Clijsters. O que ocasionou 12 quebras de serviço ao longo da partida, seis para cada.

Clijsters começou melhor e, após vencer o primeiro set, poderia encurtar o jogo ao abrir uma quebra de vantagem no segundo. Mas começava aí apenas a primeira reação de Henin, que correu atrás do resultado até o último ponto do tie-break decisivo. Ela até teve a chance de sacar para fechar o jogo no terceiro set e perdeu dois match-points, mas Clijsters forçou o desempate e levou a melhor.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host