UOL Esporte Tênis
 
19/01/2010 - 01h49

Bellucci vence na estreia no Aberto da Austrália e fica perto do top 30

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Thomaz Bellucci está mais perto de alcançar o top 30 do ranking da ATP. Em sua estreia no Aberto da Austrália, o tenista brasileiro superou as interrupções por causa da chuva, passou com facilidade pelo russo Teimuraz Gabashvili por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 7-5, 4-6 e 6-4, em quase 4 horas (ou 27 horas contando as interrupções), e precisa de apenas mais uma vitória no primeiro Grand Slam do ano para subir na classificação.

O saque foi a arma de Bellucci para sair com a vitória na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília). O brasileiro aplicou 9 aces contra 3 do adversário e obteve um aproveitamento de 64% no primeiro serviço. O tenista de Tietê também aproveitou o excesso de erros não forçados do rival, 26 contra 12.

Bellucci começou bem o confronto pela primeira rodada do Aberto da Austrália. Confiante no saque, o brasileiro conseguiu manter o seu serviço durante todo o primeiro set e ainda quebrou uma vez o saque do rival para fechar a parcial por 6-3.

O segundo set foi mais complicado para o tenista de Tietê. Depois de quebrar o serviço de Gabashvili no início da parcial, o russo reagiu na partida e superou o saque do brasileiro pela primeira vez no oitavo game.

Bellucci, porém, voltou a superar o serviço do rival logo em seguida, abriu 6-5 no placar e sacava para fechar o set quando a partida foi interrompida por causa da chuva. A pausa, porém, não diminuiu o ritmo do brasileiro, que confirmou seu saque no reinício do jogo e venceu a parcial por 7-5.

No terceiro set, Gabashvili foi mais eficiente nos break points para diminuir a vantagem do brasileiro. O russo converteu duas das quatro oportunidades que teve para fechar em 6-4, enquanto Bellucci conseguiu apenas uma em oito chances.

O quarto set seguiu a favor do brasileiro. No décimo game, ele sacava para fechar, mas viu o russo ter vantagem após empate por 40-40. No entanto, Bellucci soube segurar os ânimos e fechou a partida em 6-4.

Para chegar ao top 30, Bellucci terá que superar um adversário complicado logo na segunda rodada do Aberto da Austrália. O próximo confronto do brasileiro será contra o número 7 do mundo Andy Roddick. Em sua estreia na competição, o norte-americano atropelou o holandês Thiemo de Bakker por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-4 e 6-4.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host