UOL Esporte Tênis
 
21/01/2010 - 23h10

Safina confirma favoritismo e vai às oitavas de final; Jankovic cai

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Dinara Safina não teve problemas para avançar no Grand Slam

    Dinara Safina não teve problemas para avançar no Grand Slam

A russa Dinara Safina não decepcionou na abertura da terceira rodada do Aberto da Austrália. Nesta noite de quinta-feira (sexta-feira em Melbourne), a cabeça de chave número dois do torneio Grand Slam não encontrou problemas para eliminar a inglesa Elena Baltacha por 2 sets a 0 e avançar às oitavas de final da competição. Já a sérvia Jelena Jankovic decepcionou e ficou pelo caminho. 

Diante de uma adversária atualmente na 83ª colocação do ranking da WTA, a vice-líder da relação das melhores do mundo precisou de pouco tempo em quadra. Em 57min, Safina aplicou parciais de 6-1 e 6-2 sobre Baltacha.

O grande diferencial para a russa obter o triunfo foi a agressividade na devolução. Safina permitiu que Baltacha vencesse apenas metade dos pontos que disputou com o primeiro saque e 25% com o segundo serviço. Desta forma, a segunda do mundo abriu caminho para obter cinco quebras, perder o saque em somente uma ocasião.

Esta é a segunda vez que Safina consegue passar para a fase das 16 melhores competidoras no Aberto da Austrália. Até então, a única oportunidade havia sido no ano passado, quando a irmã do ex-número 1 da ATP, Marat Safin, alcançou a decisão e foi superada pela norte-americana Serena Williams.

Agora, a russa aguarda a definição de sua próxima adversária nas quadras de Melbourne. Safina enfrentará a vencedora do embate entre a sua compatriota Maria Kirilenko com a italiana Roberta Vinci.

Jankovic fora

Ex-número 1 do mundo e cabeça de chave número 8 em Melbourne, a sérvia Jelena Jankovic parou na terceira rodada do Aberto da Austrália. Ela não resistiu à ucraniana Alona Bondarenko, 31ª favorita, que saiu de quadra com um triunfo por sets seguidos, com parciais de 6-2 e 6-3. 

Bondarenko, embalada pelo título de Hobart na semana passada, parte para as oitavas de final do torneio australiano e espera a definição de sua rival. A surpreendente ucraniana medirá forças com a francesa Marion Bartoli, 11ª cabeça, ou com a chinesa Jie Zheng, que se enfrentam ainda nesta sexta.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host