UOL Esporte Tênis
 
21/01/2010 - 07h50

Seguro, Federer vence romeno facilmente e pega espanhol na 3ª rodada

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O número 1 do mundo Roger Federer não teve problemas em sua partida de segunda rodada do Aberto da Austrália e somou mais uma vitória no Grand Slam. Diferentemente da estreia, quando cedeu o set inicial a Igor Andreev, o suíço teve um caminho bem mais fácil contra o romeno Victor Hanescu.

Número 47 do mundo, Hanescu vinha de três derrotas nos três confrontos contra Roger Federer e manteve a sina contra o vencedor de três edições do Aberto da Austrália. Em pouco mais de 90 minutos de partida, Federer arrasou o rival com parciais de 6-2, 6-3 e 6-2.

“Victor é um grande jogador. Eu joguei bem do fundo de quadra, por isso consegui tantos winners (61, no total) e a vitória”, afirmou Federer após o jogo. Entrevistado ainda em quadra por Jim Courrier, ex-tenista, curiosamente o suíço acabou falando sobre família e suas filhas, além de agradecer a presença do príncipe William, que estava na arquibancada, num momento de pura descontração.

Com este resultado, Federer terá pela frente o espanhol Albert Montañes, que vem de uma maratona em quadra. Ele precisou de cinco sets para vencer o francês Stephane Roberts, com parciais de 4-6, 6-7, 6-2, 6-3 e 6-2 nesta quinta-feira. No confronto direto entre eles, o suíço venceu as duas partidas que disputaram.

Após iniciar o ano caindo na semifinal de Doha e começar sua campanha em Melbourne cedendo um set para o russo Igor Andreev, Roger Federer mostrou mais segurança em quadra e provou o favoritismo de ser número 1 no ranking da ATP nesta segunda rodada.

A precisão e a ofensividade do suíço foram predominantes no set inicial. Federer teve mais winners, com 20 contra 12 do rival (incluindo seus dois aces), e errou menos, cedendo quatro pontos ao romeno, mas sendo beneficiado por nove erros não-forçados de Hanescu, para conseguir duas quebras.

Com um pouco mais de erros, superando os números do adversário, o líder do ranking teve um pouco mais de dificuldades para conseguir break-points na segunda parcial. Só no oitavo game ele viu suas primeiras chances de quebra, e teve sucesso na segunda delas. Com um bom número de aces (quatro), ele faturou o set e partiu com conforto para fechar o jogo e se garantir na terceira rodada.

Federer manteve o ritmo para sair na frente na terceira parcial e já abriu 1-0 com vitória no game do oponente. Nova quebra ocorreu no terceiro game e, com 3-0, ficou ainda mais facilitado o caminho do suíço rumo a mais uma vitória.

HEWITT VENCE; TSONGA TAMBÉM AVANÇA

Tenista da casa e ex-número 1 do mundo, Lleyton Hewitt teve um início de partida complicado, mas avançou em três sets na segunda rodada do Grand Slam australiano. Ele bateu o norte-americano Donald Young por 7-6(7-3), 6-4 e 6-1 e enfrentará Marcos Baghdatis, que venceu o espanhol David Ferrer em uma batalha de cinco sets.

Já o francês Jo-Wilfried Tsonga enfrentará na terceira rodada Tommy Haas, ao passar com facilidade por outro norte-americano, Taylor Dent: 6-4, 6-3 e 6-3.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host