UOL Esporte Tênis
 
22/01/2010 - 10h18

Nadal se complica, mas bate freguês e está nas oitavas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Rafael Nadal mostrou todo seu repertório ao alemão Philipp Kohlschreiber nesta sexta, e ainda assim perdeu um set para o rival, que dificultou o jogo mas não evitou sua quinta derrota seguida para o espanhol. O número 2 do mundo avançou às oitavas de final do Aberto da Austrália com uma vitória por 3 a 1 e parciais de 6-4, 6-2, 2-6 e 7-5. Seu próximo adversário será o croata Ivo Karlovic, recordista em número de aces.

Primeiro teste para Nadal neste Grand Slam, Kohlschreiber demorou dois sets para encontrar seu jogo, se inspirou ao vencer a terceira parcial, mas não fez o suficiente para parar o espanhol. De volta à sua melhor forma, Nadal correu tudo o que pôde e ganhou muitos pontos em bolas que pareciam inalcançáveis, assim como quando conquistou o Aberto da Austrália no ano passado.

Mesmo assim, a iniciativa do jogo foi do alemão número 26 do mundo, que conseguiu mais bolas vencedoras e, por consequência, errou mais tentando matar logo os pontos. Em seu típico estilo de jogo, Nadal “cozinhou” o adversário e levou a vantagem pela resistência, provando estar recuperado da lesão nos joelhos que prejudicou sua temporada no ano passado.

Nadal levou os dois primeiros sets salvando todas as chances de quebra que o alemão teve, e aproveitando as suas. Nos detalhes, o espanhol abriu a vantagem inicial, mas no terceiro set não segurou a agressividade de Kohlschreiber, que fechou a parcial em apenas 37 minutos e deu sinal de vida.

O quarto set parecia estar nas mãos de Nadal quando ele quebrou o saque do alemão e abriu 4 a 3, mas Kohlschreiber reagiu imediatamente e virou para 5 a 4, mas o espanhol desequilibrou no momento crucial e voltou a quebrar o serviço, sacou para fechar.

“Estava muito apertado. Com 5 a 5 no último set, qualquer coisa poderia ter acontecido”, avaliou o espanhol. “Mas logo ele cometeu muitos erros com a direita que lhe custaram caro”, completou o defensor do título na Austrália.

O espanhol vai enfrentar nas oitavas o croata Ivo Karlovic, número 39 do mundo. O tenista de 2,08 m de altura eliminou o compatriota Ivan Ljubicic na terceira rodada, por 3 sets a 1. Na estreia do torneio, Karlovic bateu o cabeça-de-chave Radek Stepanek, o mesmo que levou 78 aces dele pela Copa Davis, o recorde de pontos de saque em uma só partida na história do tênis

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host