UOL Esporte Tênis
 
28/01/2010 - 14h00

Marcos Daniel nega briga com torcedora e fala em entrar na Justiça

Rafael Krieger
Em São Paulo
  • Toda a polêmica começou com essas duas fotos divulgadas no dia 19. A legenda da <i>Reuters</i> informou que a mulher com a calça suja discutiu com Daniel, que aparece com cara de bravo sendo contido por um homem. O tenista negou a versão.

    Toda a polêmica começou com essas duas fotos divulgadas no dia 19. A legenda da Reuters informou que a mulher com a calça suja discutiu com Daniel, que aparece com cara de bravo sendo contido por um homem. O tenista negou a versão.

O gaúcho Marcos Daniel, número 2 do Brasil e 88º do ranking mundial de tênis, tornou-se neste ano o sétimo brasileiro a entrar para a lista de milionários do esporte, em somas conquistadas nas premiações dos torneios disputados. Mas o tenista ganhou repercussão por outro motivo: a suposta agressão a uma espectadora no Aberto da Austrália.

Daniel se mostrou chateado com as notícias que circularam sobre esse incidente, já que ele precisou dar satisfações até para os patrocinadores. Ele insistiu que nunca viu a mulher que aparece na foto divulgada pela agência Reuters com a calça suja, com uma legenda informando que ela teria se envolvido em uma discussão com o tenista. Por isso, ele quer processar os responsáveis por divulgar essas informações.

Daniel reconheceu, sim, o homem que está ao lado dela. Segundo ele, é um torcedor colombiano que veio “tirar sarro” após a derrota para Alejandro Falla, da Colômbia, na primeira rodada do Aberto da Austrália.

Para o tenista brasileiro, ou a mulher caiu no chão durante a confusão na saída da quadra, ou foi um ato proposital para que os dois espectadores não fossem expulsos pelos seguranças e pudessem continuar assistindo às outras partidas do torneio. Em entrevista por telefone ao UOL Esporte, Marcos Daniel tentou explicar melhor.

UOL Esporte - O que realmente aconteceu?
Marcos Daniel - É um troço que me incomodou no jogo e está me incomodando depois também. Eu estava com meu técnico quando aquele cara veio falar comigo e me incomodou umas duas ou três vezes. Ficou chato também depois, quando falaram que iriam me multar, o que é absurdo e não procede. Fiquei chateado com a imprensa por isso, porque depois tive que dar explicação aos meus patrocinadores. Você coloca meu nome no Google e só sai essa porcaria. Até estamos querendo processar quem escreveu, porque prejudicou a minha imagem.

COM AGENDA CHEIA, DANIEL ESPERA FILHO

  • Rubens Chiri/Divulgação

    Confusão à parte, Marcos Daniel embarca nesta quinta-feira para Santiago, onde disputa torneio ATP 250 na capital chilena a partir da próxima semana.

    Recentemente, ele se tornou mais um brasileiro milionário do tênis, ao lado de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, Luiz Mattar, Flávio Saretta e Jaime Oncins. "Não mudou nada", garante.

    Ele vinha treinando em Balneário Camboriú, cidade onde mora, para recuperar o tempo perdido devido a uma lesão no glúteo que atrapalhou seu começo de temporada.

    Daniel tem presença confirmada também no Aberto do Brasil, e torce para que sua mulher não dê à luz nas próximas semanas para que possa jogar outro torneio. Ela está grávida de oito meses.

    Se ele não precisar voltar para o Brasil e cuidar do filho, poderá disputar também o ATP de Buenos Aires. Dependendo dos resultados, pode jogar em Acapulco, no México, ou ir para a Europa para tentar somar pontos em torneios menores.

UOL Esporte - E quanto à foto que foi divulgada?
Marcos Daniel - A discussão com aquele cara foi fora da quadra. Estamos vendo com meu advogado alguma forma do que possa ser feito com essa agência internacional que bota o que quer no ar. Foi aquele cara, não teve nada a ver com a mulher que estava ali.

UOL Esporte - O que ele fez?
Marcos Daniel - O cara veio quatro vezes depois do jogo me tirar sarro fora da quadra. Até o técnico da Jankovic [Jelena, tenista sérvia] falou que me apoiaria se fosse necessário. Depois é que eu vi as fotos da mulher com a calça molhada. Não sei o que aconteceu com ela. Ele pode ter se usado dessa artimanha para não ser expulso, porque expulsaram um monte de torcedores naquele dia.

Nota da Redação: A organização do Aberto da Austrália expulsou dezenas de torcedores por causarem distúrbios dentro de quadra, especialmente em jogos envolvendo chilenos e croatas. A preocupação se deve aos confrontos envolvendo torcedores nas últimas edições. O último foi no ano passado, quando houve briga entre sérvios e bósnios.

UOL Esporte - Então você nunca viu aquela mulher...
Marcos Daniel - Só vi essa mulher depois na foto, e percebi que ela estava junto com o cara. Na hora que ele veio falar comigo, a minha vontade era ir para cima dele e dar uns tapas mesmo, porque saí do sério, mas não chegou nem perto disso, até porque os seguranças estavam ali. Agora, se inventaram essa história, pode ter sido porque respondi a uma senhora depois do jogo, ela me disse que eu não sabia perder e eu discuti com ela, mas foi normal.

UOL Esporte - Alguém da organização veio falar com você sobre isso?
Marcos Daniel - Não teve investigação nenhuma. Na manhã seguinte, eu fui pessoalmente lá na ATP [Associação dos Tenistas Profissionais] e falei com o presidente. Perguntei dessa história da investigação, e eles nem estavam sabendo. No mesmo dia, saiu uma nota dizendo que não sairia multa nenhuma. O pessoal da ATP lá na Austrália já sabia que não tinha nada a ver, mas o pessoal no Brasil não sabia por causa do fuso horario. Foi muita repercussão para uma coisa muita boba.

Nota da Redação: A organização do torneio analisou o incidente. A ATP não sabia de nada porque não responde por torneios Grand Slam, que ficam a cargo da Federação Internacional de Tênis (ITF). Em comunicado oficial encaminhado à imprensa, foi dito que os  árbitros “analisaram exaustivamente” a situação e que “nenhuma ação seria tomada”.

UOL Esporte - Você já tinha passado por algo assim antes?
Marcos Daniel - Já tinha tido sim, isso ocorre, mas o problema foi porque os seguranças não falam espanhol e não sabiam direito o que estava acontecendo. Eu até reclamei para organização sobre isso. Sempre existe um contato entre público e jogador depois do jogo, mas você nunca vai esperar que um cara venha te falar bobagem depois do jogo. Os seguranças não sabiam o que ele falava para mim, e não deviam deixar o cara se aproximar.

UOL Esporte - E como a mulher pode ter caído no chão?
Marcos Daniel - Se aconteceu algum esbarrão, foi na hora da confusão. Ou eles fizeram isso de propósito, porque poderiam estar tentando não serem expulsos do evento para poderem ver outros jogos. Eu estava com o pessoal do antidoping, o técnico da Jankovic, e fomos nós que avisamos a ATP sobre isso.

UOL Esporte - Que tipo de ação legal você pensa em tomar?
Marcos Daniel - Estou vendo a forma que pode ser feita para esse pessoal pagar pelo que fez. Não sei se existe uma maneira. Falei com o pessoal da minha família e eles estão tentando ver.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host