UOL Esporte Tênis
 
29/01/2010 - 06h52

Juvenil brasileiro celebra 17 anos com vaga na final do Aberto da Austrália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Brasileiro Tiago Fernandes comemorou aniversário de 17 anos com vitória nas semifinais juvenis

    Brasileiro Tiago Fernandes comemorou aniversário de 17 anos com vitória nas semifinais juvenis

O alagoano Tiago Fernandes vai representar o Brasil em uma decisão do Aberto da Austrália, na chave juvenil. No dia em que completou 17 anos de idade, o tenista quebrou a escrita de maus resultados brasileiros em Melbourne e passou pelo francês Gianni mina em uma tensa semifinal nesta sexta-feira.

Tiago esteve perto de ser eliminado no segundo set, mas se recuperou no jogo venceu de virada por 2 a 1 e parciais de 4-6, 7-6(7-5) e 6-2. Ele se tornou o sexto brasileiro a chegar a uma final juvenil de Grand Slam. O último a conseguir este feito foi e Luis Felipe Tavares, que em 1967 chegou à decisão de Roland Garros.

"Eu comecei um pouco nervoso e ele (Mina) estava muito bem. Mas no segundo set eu consegui voltar à partida. Eu comecei a ganhar confiança nas trocas de bolas e a sacar um pouco melhor. O segundo e terceiro sets foram bem melhores para mim", analisou Fernandes após a vitória.

O jovem alagoano terá a oportunidade de ser o primeiro deles a conseguir ganhar o título à meia-noite deste sábado, e terá de ignorar a torcida a favor do australiano Sean Bermam, algoz do também brasileiro Guilherme Clezar nas quartas de final do torneio.

Tiago Fernandes é treinado por Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten – e foi exatamente com Guga que o juvenil apareceu para o público pela primeira vez. O ex-número 1 do mundo chamou o jovem para jogar duplas no Aberto de Florianópolis de 2008. O tenista de 17 anos já havia feito boa campanha no Aberto dos Estados Unidos do ano passado, quando chegou às quartas de final.

"É um Grand Slam. Estou muito feliz por estar na decisão e espero me sentir à vontade na Rod Laver Arena", afirmou o tenista alagoano, tentando se focar na decisão.

Número 25 do ranking e cabeça-de-chave 14 do torneio, Tiago poderá ainda ser o segundo brasileiro a vencer no Aberto da Austrália. Apenas Maria Esther Bueno conseguiu ser campeã em Melbourne, com o título de duplas femininas em 1960.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host