UOL Esporte Tênis
 
30/01/2010 - 17h41

Guga comemora a conquista de Tiago Fernandes no Aberto da Austrália juvenil

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A conquista do alagoano Tiago Fernandes no Aberto da Austrália juvenil foi comentada neste sábado pelo ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten, que havia sido o único tenista brasileiro a conseguir um título de Grand Slam juvenil, mas nas duplas, quando venceu com o equatoriano Nicolas Lapentti em Roland Garros na edição de 1994.

"A vitória do Tiago Fernandes no Aberto da Austrália é um motivo de grande alegria para os tenistas e para o esporte em geral", declarou Guga, que destacou o trabalho do juvenil na academia comandada por Larri Passos, seu ex-treinador, em Balneário Camboriú (SC).

Guga já conhecia bem o jogo do garoto Tiago Fernandes. Quando disputou sua turnê de despedida do tênis, em 2008, o catarinense jogou o Aberto de Florianópolis ao lado do alagoano de 17 anos.

"São 15, 20 garotos treinando muito, há cerca de dois anos, como o André Baran e o Thiago Monteiro", afirma Gustavo Kuerten. "Treinar com um grupo é muito positivo porque um ajuda o outro, estimula a ir em frente, todos acabam contribuindo com o resultado. Era assim na minha época com o Cascata (Marcelo Rebelo) e o Bocão (Marcos Vinícius Barbosa)", disse o ex-tenista, citando o técnico Marcos Barbosa, que acompanhou Fernandes em Melbourne.

O trabalho de Tiago Fernanes com Larri Passos, que vem sendo executado há dois anos, tem os mesmos moldes do que foi feito com Guga quando disputou os torneios menores. Fernandes já havia ido a Wimbledon com Larri Passos em 2008 para se familiarizar com o circuito para no ano seguinte jogar as oitavas de final do evento.

"Acho que ele precisa desfrutar essa conquista. Mas, é necessário manter a calma e tranquilidade no trabalho", declarou Gustavo Kuerten.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host