UOL Esporte Tênis
 
01/02/2010 - 08h51

Nadal cai para quarto, pior posição em quase cinco anos; Bellucci segue em 35º

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Rafael Nadal cai durante jogo contra Andy Murray, quando desistiu devido a novas dores no joelho

    Rafael Nadal cai durante jogo contra Andy Murray, quando desistiu devido a novas dores no joelho

O Aberto da Austrália não foi ruim para Rafael Nadal só pela lesão no joelho que o tirou de quadra mais uma vez. O resultado teve reflexo direto no ranking, já que o espanhol agora é o quarto colocado na lista da ATP, sua pior posição em quase cinco anos em que “persegue” o suíço Roger Federer.

Ex-número 1 do mundo, Nadal chegou à Austrália defendendo o título. Ele foi campeão pela primeira vez no piso duro de Melbourne em 2009, mas não teve sucesso ao abandonar a partida contra o escocês Andy Murray, vice-campeão, no terceiro set, durante as quartas de final.

Com o ranking divulgado nesta segunda-feira, Nadal não perdeu apenas sua segunda colocação para Novak Djokovic, mas também para o próprio Murray, agora o terceiro melhor do mundo. Já Federer ampliou a diferença, de mais de 3 mil pontos (11.350 para 8.130 do sérvio).

Nadal chegou a ser terceiro do mundo em 2009, mas por apenas três semanas em agosto, pouco depois de ter deixado o topo da lista. Estar fora do top 3, no entanto, é um fato que o espanhol não se lembrava mais de como era. A última vez que ele não esteve entre os três primeiros foi em maio de 2005, quando figurava na quinta colocação.

RANKING DA ATP

TENISTAPONTUAÇÃO
1. Roger Federer (SUI)
11.350
2. Novak Djokovic (SER)
8.310
3. Andy Murray (ESC)
7.800
4. Rafael Nadal (ESP)
7.670
J. Martin Del Potro (ARG)
6.400
35. Thomaz Bellucci (BRA)
1.121

Em 2005, Rafael Nadal ainda era um jovem de 18 anos, lutando para provar o seu valor. Foi justamente nesta época que ele conquistou o seu primeiro título em Roland Garros, dos quatro que ele venceu consecutivamente, e partiu para a carreira de sucesso em que sempre teve como principal rival Federer, campeão do Aberto da Austrália no domingo.

BELLUCCI SE MANTÉM

Mesmo mantendo sua sina de fracas atuações em Grand Slam, o brasileiro Thomaz Bellucci suportou as grandes mudanças no ranking após o Aberto da Austrália. Ele figura mais uma vez em 35º, segundo a lista desta segunda-feira da ATP.

Sua melhor posição no ranking foi o 34º posto no dia 11 de janeiro neste ano, mas desde então, ele se manteve no top 40, com poucos pontos a defender. Uma de suas grandes dificuldades será o Aberto do Brasil, em que foi finalista em fevereiro de 2009, e terá de defender 150 pontos. Número 2 do Brasil, Marcos Daniel perdeu uma posição e é 89º.

Nesta semana, mais uma vez Bellucci se beneficia de entrar como cabeça de chave de um torneio, disputando o ATP de Santiago, no Chile, como o terceiro favorito. Porém, ele enfrentará um duro adversário, estreando contra o veterano Nicolas Lapentti, do Equador.

Outro brasileiro que subiu algumas posições foi o jovem Tiago Fernandes. Ele foi o campeão da chave juvenil do Aberto da Austrália e, apesar de não ganhar pontos como os profissionais, passou nesta semana de 945º a 938º do ranking mundial. O tenista de 17 anos deve passar a jogar mais torneios do circuito profissional na tentativa de ascender na lista.

No feminino, Serena Williams tem larga vantagem na liderança com mais um título de Grand Slam. A campeã em Melbourne soma 9.195 pontos contra 6.480 da russa Dinara Safina. Sua irmã mais velha, Venus, voltou ao top 5 justamente na quinta colocação. Quem também ascendeu foi a dinamarquesa Caroline Wozniacki, nova número 3, sua melhor posição na carreira.

As grandes subidas foram das tenistas chinesas, semifinalistas na Austrália. Na Li galgou sete postos e é 10ª do ranking, com a compatriota Jie Zheng ascendendo outras 15 posições, ocupando a 20ª posição na WTA.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host