UOL Esporte Tênis
 
03/02/2010 - 09h01

Larri Passos diz que feito de Tiago Fernandes motivará outros atletas

Da Folhapress
Em Camburiú (SC)

Ex-técnico de Gustavo Kuerten, Larri Passos acredita que o primeiro título brasileiro em um Grand Slam juvenil, conquistado na última semana pelo seu novo pupilo, Tiago Fernandes, servirá para ajudar a impulsionar a carreira de outros jovens talentos no país.

O treinador, que se diz em um momento diferente em relação à época em que atuava com o tricampeão de Roland Garros, comanda uma equipe de 25 jovens tenistas. Larri se considera ‘mais tranquilo’’ e experiente para trabalhar com garotos de todos os Estados que vão até Santa Catarina treinar. Tiago, por exemplo, é de Alagoas.

‘Estou com vários cavalos aqui na equipe. A esperança é que ele [Tiago] puxe todos esses cavalinhos que temos aqui dentro’’, brincou o técnico. ‘Este trabalho silencioso é muito importante no tênis, o de abrir o caminho no exterior.’’

Logo após vencer o Aberto da Austrália juvenil, Tiago, 17, está de volta ao país e já treina na academia do ex-técnico de Guga, em Camboriú (65 km de Florianópolis), para disputar o Brasil Open, a partir de sábado, na Costa do Sauipe, na Bahia.

Uma das preocupações de Larri é não alterar a rotina de trabalho do jovem tenista após o inédito título no Grand Slam. A ideia do treinador é mesclar torneios juvenis com profissionais durante a temporada.

‘O próximo objetivo é trabalhar focado, seguir a mesma rotina para este ano. O título serve de motivação para os próximos jogos, mas o treinamento continua’’, declarou Tiago.

A intenção é Larri é usar torneios como o Brasil Open para o tenista ganhar experiência. ‘Ele vai para pegar na bola com mais peso, trabalhar a movimentação’’, afirmou Larri.

Questionado sobre como se vê em relação à inevitável comparação com a vitoriosa carreira de Guga, Tiago prefere desconversar. ‘É muito cedo ainda para fazermos comparações. Eu estou no começo [da carreira] ainda’’, explicou Tiago.

Com a vitória na Austrália, ele subiu para a terceira colocação no ranking mundial da categoria juvenil. Na classificação da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), ocupa atualmente a 938ª posição.

‘A pressão é natural diante do que vem acontecendo, mas procuro tirar proveito do lado bom da cobrança’’, disse Tiago.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host