No primeiro dia de confrontos pelo Zonal Americano da Fed Cup, a equipe brasileira conseguiu passar sem problemas contra Porto Rico, vencendo as três partidas disputadas sem perder nenhum set pelo grupo A, em Assunção, no Paraguai, em tentativa de buscar uma vaga no Grupo Mundial II da competição.
A primeira partida contra as porto-riquenhas foi vencida por Ana Clara Duarte, de 20 anos, que aplicou 2 sets a 0 contra Mônica Puig, de 16 anos, com parciais de 6-3 e 6-1.
Em seguida, o capitão da equipe brasileira Carlos Alves escalou Nanda Alves, a melhor brasileira no ranking da WTA com a 259ª posição. Experiente, Nanda venceu facilmente a partida contra Jéssica Roland-Rosario com parciais de 6-3 e 6-2.
Na terceira partida contra Porto Rico, a dupla brasileira foi à quadra formada por Monique Albuquerque e Roxane Vaisemberg para derrotar Rocio Portela/Gabriela Vazquez por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-2.
Pelo segundo confronto do grupo A, as tenistas brasileiras enfrentam nesta quinta-feira a equipe de Cuba, que foi batida pelo Canadá também por 3 a 0. As brasileiras fecham o grupo contra o Canadá para tentar vencer a chave e enfrentar as campeãs do grupo B por uma vaga na segunda divisão da Fed Cup. O outro grupo é formado por Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai.
A última vez que o Brasil disputou o Grupo Mundial da competição foi em 1991, quando perdeu para a China por 3 a 0 na primeira rodada. Na ocasião, a equipe brasileira era formada por Luciana Corsato Owsianka, Claudia Chabalgoity e Sabrina Giusto.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas