UOL Esporte Tênis
 
04/02/2010 - 07h00

Depois de brilhar na Austrália, Tiago Fernandes quer evitar euforia

Rubens Lisboa
Em São Paulo
  • Tiago Fernandes entrou para a história do tênis brasileiro ao vencer o Aberto da Austrália juvenil

    Tiago Fernandes entrou para a história do tênis brasileiro ao vencer o Aberto da Austrália juvenil

O alagoano Tiago Fernandes começou a jogar tênis aos 7 anos, três anos depois de ter visto Gustavo Kuerten conquistar Roland Garros. Passados dez anos, Fernandes é o nome mais badalado do tênis brasileiro após ter sido campeão na chave juvenil do Aberto da Austrália no último domingo.

Apesar de saber que entrou para a história após ter vencido o torneio de Grand Slam juvenil, Fernandes mantém a humildade e demonstra maturidade para saber que ainda falta muito para que ele se torne um profissional de alto nível.

"Acho que o juvenil é apenas para a preparação e formação. Tenho que continuar trabalhando duro nesses próximos anos aí. O Grand Slam juvenil serve de motivação", afirma Tiago Fernandes ao UOL Esporte.

O trabalho feito por Larri Passos com Tiago em Balneário Camboriú tenta evitar que o jovem alagoano sofra o mesmo problema que outros tenistas de sua idade tiveram quando conquistaram títulos de Grand Slam juvenil e depois desapareceram do circuito, como o francês Clement Morel, campeão do Aberto da Austrália em 2002, e o espanhol Carlos Cuadrado, vencedor de Roland Garros em 2001, ambos sem atividade no tênis profissional

CAMPEÕES DE GRAND SLAM JUVENIL QUE FRACASSARAM

Carlos Cuadrado (ESP)
Conquistou o título juvenil de Roland Garros em 2001, chegou ao número 21 do ranking juvenil. Como profissional chegou a 222º do mundo em 2006, mas deixou o circuito profissional em 2007.
Clement Morel (MON)
Foi campeão juvenil do Aberto da Austrália em 2002, subiu para o número 2 do ranking juvenil, mas não teve sucesso na transição para o profissional. Abandonou o circuito durante o ano passado.
Todd Reid (AUS)
Foi campeão na chave juvenil de Wimbledon em 2002 e chegou ao quarto lugar no ranking juvenil. Treinado pelo renomado Nick Bolletieri, ocupa apenas apenas a 1000ª posição no ranking da ATP.

"Trabalhar com juvenil é muito perigoso, você tem que ter muito cuidado. A gente tem experiências passadas com jogadores que realmente não suportaram. Temos que trabalhar passo a passo, devagar", explicou Larri Passos em entrevista ao UOL Esporte em outubro de 2009.

Em 2009, Fernandes disputou seus três primeiros torneios de Grand Slam juvenil. Ele parou na segunda rodada de Ronald Garros contra o alemão Richard Becker, foi até as quartas de final de Wimbledon, quando perdeu para o norte-americano Devin Britton, e finalmente jogou o Aberto dos Estados Unidos, em que perdeu para o australiano Bernard Tomic nas quartas de final.

E mesmo tentando não se abalar por toda a badalação do momento, Tiago Fernandes mostra sua satisfação com a repercussão de seu título do Aberto da Austrália em Alagoas, lugar em que nasceu e tem a sua família apesar de treinar em Santa Catarina.

"Cara, é muito bom. Eu sou alagoano de coração e estou vendo que eles estão correspondendo", afirma Tiago Fernandes.

A partir de sábado, o juvenil disputa do qualificatório do Aberto do Brasil para tentar entrar na chave principal, tendo de novamente abdicar das coisas que mais gosta.

"Gosto de estudar, de ir ao cinema, ler e da minha família", lembra Fernandes, sem deixar de citar o time de futebol pelo qual torce, o Flamengo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host