UOL Esporte Tênis
 
05/02/2010 - 18h25

Feijão vence algoz de brasileiros e garante sua primeira semifinal em Santiago

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

O tenista brasileiro João Souza, o Feijão, garantiu nesta sexta-feira a classificação para jogar a sua primeira semifinal de um torneio ATP ao derrotar o espanhol Alberto Martin por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4, após 1h11min de partida pelo Torneio de Santiago, no Chile.

Feijão, que é treinado por Ricardo Acioly, ex-capitão brasileiro na Copa Davis, não sentiu a pressão de enfrentar um adversário dez anos mais velho e que já havia eliminado os brasileiros Marcos Daniel, pela primeira rodada, e Ricardo Mello, na segunda rodada do torneio chileno.

O primeiro set foi vencido rapidamente pelo brasileiro, que controlou bem as ações da partida e apresentou um serviço consistente, com três aces, além de conseguir quebrar duas vezes o saque do espanhol Alberto Martin, número 129 do ranking mundial. Com um aproveitamento melhor, Feijão fez 6 games a 2 na parcial.

No segundo set da partida, Feijão teve algumas complicações com a melhora de seu adversário no confronto e fez um jogo mais equilibrado. Depois de quebrar duas vezes o saque de Alberto Martin, o brasileiro teve uma quebra devolvida e sacou para o jogo no décimo game para vencer a partida e garantir a semifinal.

Ao final da partida, Feijão brincou com o seu apelido e analisou a partida que garantiu sua classificação para jogar a semifinal de Santiago.

"Poderia dizer que engrossei o caldo sim. Foi meu melhor jogo, comecei bem, não dei chance para ele, consegui fazer tudo de tática planejado. Os primeiros quatro games foram muito importantes, peguei confiança e depois fui sacando bem, ficando mais confiante. No segundo set dei um deslize para perder o saque, mas nada que me abalasse pois logo voltei a quebrar. Nesse nível ninguém vai te dar nada de graça, mas eu tava bem de cabeça", disse Feijão.

A briga de Feijão por uma vaga na final do torneio disputado no Chile será contra o argentino Juan Mônaco, número 29 do ranking mundial, que derrotou o australiano Peter Luczak, atual 73º colocado na lista da ATP, por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 3-6 e 6-3. E o fato de jogar na quadra central não lhe intimida.

"Eu não penso nessa questão de jogar numa quadra central, o tamanho dela, mas sim em quem está do outro lado da quadra. Muda um pouco mais, pois os ATPs tem mais gente assistindo, um pouco mais de pressão, mas cada vez mais eu passo por essa situação e isso se torna normal para mim. Quanto mais eu pensar que estou em um torneio grande só vai me trazer pressão e prejudicar", afirma o brasileiro, que tem a confiança de seu treinador para brigar por vaga na final.

"O Pardal (Ricardo Acioly) conhece bem e vai me dar um plano tático, mas é só mais um jogo, sei que tenho chance de ganhar dos dois, é só chegar preparado e dar o máximo possível e vou fazer de tudo para vencer. Não vou me contentar com a semifinal", disse o brasileiro.

Com a classificação de Feijão e a vitória de Thomaz Bellucci, o Brasil tem dois representantes na semifinal em Santiago. A última vez em que isso ocorreu foi no Torneio de Gstaad, na Suíça, de 2009, quando Marcos Daniel e Bellucci estiveram na semifinal, mas o gaúcho acabou eliminado enquanto Bellucci venceu seu primeiro ATP. Por estarem em chaves diferentes, Bellucci e Feijão podem fazer uma final brasileira no evento.

*Atualizado às 22h04

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host