UOL Esporte Tênis
 
07/02/2010 - 01h19

Bellucci vence González e vai para a final do Torneio de Santiago

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Após perder 1º set, Bellucci vira contra González e avança à final

    Após perder 1º set, Bellucci vira contra González e avança à final

O brasileiro Thomaz Bellucci conquistou neste sábado uma vaga na final do Torneio de Santiago ao derrotar o chileno Fernando González por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-3.

Assim, Bellucci pode conquistar nesse domingo o seu segundo título na ATP. Ele enfrenta na final no Chile às 23h (de Brasília) o argentino Juan Monaco, que eliminou o brasileiro João Souza, o Feijão, por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-4. "Vai ser um jogo muito difícil, mas estou preparado", disse Bellucci, que nunca enfrentou Monaco no circuito.

Bellucci, melhor tenista do país na atualidade, foi campeão no ano passado no Torneio de Gstad, na Suíça. Além disso, ele tem no currículo o vice-campeonato do Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe, também em 2009.

Caso Feijão também avançasse na competição chilena, o Brasil teria pela primeira vez, após 17 anos, dois atletas do país em uma final de ATP. Eles igualariam o feito obtido por Jaime Oncins e Luiz Mattar, que disputaram a decisão do Torneio de São Paulo, em 1992.

Contra González, 11º colocado no ranking mundial, Bellucci soube aproveitar que o adversário estava mal fisicamente para conquistar a vitória. Depois de um primeiro set ruim, o brasileiro se encontrou na partida e conseguiu a virada.

Na primeira parcial, González foi soberano. Enquanto o chileno confirmava os seus serviços com certa facilidade, Bellucci sofria para manter o saque. Assim, González fechou o set em 6-3.

No set seguinte, Thomaz Bellucci, que disputou o seu primeiro torneio de saibro em 2010, foi mais agressivo em quadra ao aproveitar os ataques. Mesmo assim, González quebrou o saque do brasileiro, mas levou o troco no oitavo game.

A partir daí, González passou a demonstrar dores e cansaço. Bellucci jogou bem e fechou o set com mais uma quebra no último game, fazendo 6-4.

O estado de González piorou no terceiro set. O chileno chegou a pedir atendimento médico. Mesmo assim, com garra, manteve-se em quadra, salvando quatro break points em um dos games.

Mas a vontade do chileno em chegar ao tricampeonato em casa não foi maior que o foco e o bom momento de Bellucci. O brasileiro jogou de maneira consciente e conseguiu a quebra no oitavo game. Depois, sacou bem e fechou o set em 6-3, ganhando o jogo por 2 a 1.

"Foi um jogo equilibrado, decidido nos detalhes. O jogo do Fernando caiu no terceiro set, enquanto o meu cresceu", disse Bellucci, ainda em quadra, depois da partida. Essa foi a primeira vitória dele sobre González. No jogo anterior, realizado no ano passado em Xangai, o chileno levou a melhor por 2 a 0.

Com a vitória contra González Bellucci deve entrar pela primeira vez na lista dos 30 melhores tenistas do mundo. O brasileiro hoje ocupa a 35ª colocação no ranking da ATP.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host