UOL Esporte Tênis
 
Claudio Santana/AFP

Thomaz Bellucci comemora vitória no Torneio de Santiago

08/02/2010 - 01h29

Bellucci vence Aberto de Santiago e fica entre os 30 melhores do mundo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Melhor tenista brasileiro da atualidade, Thomaz Bellucci deu mais um passo em sua trajetória de ascensão ao rol de melhores do mundo ao vencer, na madrugada desta segunda-feira, o Aberto de Santiago. Ele superou o argentino Juan Monaco, 27º no ranking da ATP, por 2 sets a 1, parciais de 6-2, 0-6 e 6-4. Com a vitória, Bellucci consolida sua posição entre os 30 melhores tenistas do mundo.

Esta foi a terceira final da carreira de Bellucci e seu segundo título da ATP. No ano passado o brasileiro já havia se sagrado campeão do Torneio de Gstaad, na Suíça e chegado à final na Costa do Sauípe. Já para Monaco foi a décima decisão da carreira, com três êxitos (todos em 2007) e sete derrotas.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI

Ganhou, assim, seu segundo torneio da ATP e melhorará sua posição, que já era boa, de 35o. melhor tenista do mundo.

Monaco havia perdido apenas um set em todo o torneio, enquanto Bellucci somente na última semana havia perdido o primeiro set em três oportunidades. No entanto, o brasileiro começou o jogo impondo seu ritmo e logo de cara já quebrou duas vezes o serviço do argentino, no primeiro e terceiro games, abrindo 4-0.

Se Monaco chegou a esboçar uma reação devolvendo uma quebra no sexto game para chegar a 4-2, Bellucci tratou de freá-la e mais uma vez não deixou seu adversário confirmar o serviço, no sétimo game, encerrando o set em 6-2.

No set seguinte, porém, a situação se inverteu e a domínio de Monaco foi total: Bellucci não conseguiu confirmar um game sequer e a série fechou em 0-6.

O terceiro e último set começou em equilíbrio, com Bellucci tendo muito mais dificuldade para confirmar seus serviços do que seu adversário. Ainda assim, o brasileiro conseguiu a quebra no quinto game, a partir do qual ele apenas administrou a vantagem e seguiu até a vitória por 6-4, fechando o jogo.

"Depois dos problemas que tive no segundo set eu senti que poderia jogar melhor no terceiro", disse o brasileiro.

O campeão do Aberto de Santiago mal terá tempo para comemorar. Na próxima terça-feira, Bellucci já entra em quadra novamente, desta vez no Brasil: estreia no Aberto da Costa do Sauípe contra seu compatriota Thiago Alves, de quem nunca obteve uma vitória como profissional.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host