UOL Esporte Tênis
 
08/02/2010 - 07h07

Aberto do Brasil mantém foco em Bellucci, que entra no top 30 pela 1ª vez

Roberta Nomura
Na Costa do Sauípe (BA)
  • Bellucci conquista seu 2º título em torneios ATP antes de defender pontos na Costa do Sauípe

    Bellucci conquista seu 2º título em torneios ATP antes de defender pontos na Costa do Sauípe

O título juvenil no Aberto da Austrália de Tiago Fernandes e o surpreendente desempenho de João Souza em Santiago dividiram as atenções na semana anterior ao Aberto do Brasil, que começa nesta segunda-feira. No entanto, os ‘lampejos’ dos tenistas novatos ainda são incertezas e o foco do principal torneio de tênis realizado no país segue em Thomaz Bellucci, novo top 30 do mundo e esperança verde-amarela para quebrar jejum em casa.

O paulista de Tietê figura nesta segunda-feira na melhor posição de sua carreira, devido ao título no torneio de Santiago, na noite de domingo. Ele subiu sete posições e agora é o 28º do ranking da ATP, com 1.351 pontos, apenas quatro atrás de sua vítima na decisão, o argentino Juan Monaco.

Com esta posição, Bellucci, de apenas 22 anos, já é o quarto melhor tenista do Brasil na história, em termos de ranking. Apenas três tenistas foram além dele: Gustavo Kuerten, que liderou a lista, Thomas Koch (24º) e Fernando Meligeni (25º). Luiz Mattar (29º) e Marcos Hocevar (30º) também foram top 30 pelo país.

Outro grande destaque na lista foi João Souza, o Feijão, semifinalista no Chile. Ele pulou nada menos que 53 posições após seu primeiro torneio de ATP e passou de 208º a 155º do mundo.

Na Costa do Sauípe, pelo segundo ano consecutivo o Brasil terá seis representantes na chave de simples – o número pode aumentar caso Rogerinho e Caio Zampieri furem o qualifying, a partir das 16h (horário de Brasília, 15h local). Mas, quantidade não significa qualidade. Em 2009, cinco brasileiros foram eliminados já na primeira rodada e o país ficou na dependência de Bellucci para seguir na briga. O paulista de Tietê chegou à decisão na Bahia, mas foi derrotado pelo espanhol Tommy Robredo.

OS DEZ MELHORES BRASILEIROS NA HISTÓRIA DO RANKING MUNDIAL DA ATP

Tenista Ranking (data)
Gustavo Kuerten 1º (em 4/12/2000)
Thomaz Koch 24º (em 20/12/1974)
Fernando Meligeni 25º (em 11/10/1999)
Thomaz Bellucci 28º (em 08/02/2010)
Luiz Mattar 29º (em 01/05/1989)
Marcos Hocevar 30º (em 20/06/1983)
Jaime Oncins 34º (em 03/05/1993)
Carlos Alberto Kirmayr 36º (em 10/08/1981)
Flávio Saretta 44º (em 15/09/2003)
Cássio Motta 48º (em 08/12/1986)

Com o vice de Bellucci, o jejum permanece. O Brasil não comemora um título do ATP nacional desde 2004, quando Gustavo Kuerten levantou pela segunda vez o troféu (havia sido campeão em 2002).

Mesmo com o bom momento vivido pelos tenistas do país, Bellucci ainda é a aposta mais palpável do torcedor. Ainda mais após a conquista de seu segundo título de ATP, em Santiago. A conquista, porém, pode atrapalhar o paulista no torneio na Costa do Sauípe.

O número 1 do país retorna de viagem e já deve treinar na noite desta segunda-feira antes do duelo contra o compatriota Thiago Alves. “O Brasil tem possibilidade de título sim, principalmente com Thomaz, que está em uma fase excelente. Tem que ver como vai estar o desgaste dele, mas conforme for rolando, ele vai ganhando mais confiança”, disse Ricardo Mello, que será o primeiro a representar o país, por volta das 21h (de Brasília) desta segunda, na quadra central, contra o italiano Paolo Lorenzi.

Convidado, o brasileiro fará duelo inédito contra o 86º do mundo. "Ele é o típico jogador de saibro, bom nas trocas de bola, consistente no fundo de quadra e que não vai muito para a rede. Estou preparado para longas trocas e para um piso que está bem lento. Vou precisar ter bastante paciência", analisou Mello.

Os outros brasileiros que integram a chave principal terão dificuldade na estreia. Também dono de um wild card (convite), Ricardo Hocevar encara o francês Richard Gasquet, 55º colocado do ranking e oitavo cabeça de chave do Aberto do Brasil.

João Souza, o Feijão, fará segunda participação em torneios ATP – o primeiro foi na semana passada, em boa campanha na qual foi eliminado na semifinal em Santiago. O tenista de 21 anos terá que confirmar o bom momento diante do romeno Victor Hanescu, 45º do mundo e quinto pré-classificado. Marcos Daniel ainda espera a definição do qualifying e a revelação Tiago Fernanades foi eliminado na estreia no quali e, agora, estará em quadra no torneio de duplas.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host