UOL Esporte Tênis
 
09/02/2010 - 23h42

Com bom saque, Bellucci supera cansaço e vence estreia do Aberto do Brasil

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)*
  • Thomaz Bellucci venceu o seu jogo no Sauípe

    Thomaz Bellucci venceu o seu jogo no Sauípe

Menos de 48 horas após conquistar seu segundo título em torneios ATP, o brasileiro Thomaz Bellucci entrou em quadra nesta terça-feira na estreia do Aberto do Brasil como a maior esperança para encerrar um jejum de conquistas em casa. E, após início irregular, o atual número 28 do mundo não decepcionou e superou o compatriota Thiago Alves por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 7-5, com bom desempenho no saque - ao todo foram dez aces.

Vice-campeão em 2009, Bellucci defende 150 pontos. Mas mais do que isso tenta colocar um fim à hegemonia espanhola no torneio na Costa do Sauipe (BA). O último título brasileiro no ATP nacional foi em 2004, quando Gustavo Kuerten levantou o troféu pela segunda vez.

Além do vice obtido no ano passado, o tenista de Tietê (SP) chega respaldado pela conquista em Santiago, na madrugada de domingo para segunda. O título fez com que Bellucci subisse para 28º no ranking – sendo o quarto melhor tenista brasileiro da história.

"Mantive a calma sempre. Sabia que uma hora ia entrar meu jogo. E acho que é normal, porque não dá para você jogar o tempo inteiro bem. Não deu tempo de treinar direito e sabia que ia ter momento que não sentir muito bem a bola e depois ia dar uma melhorada. No final eu também cai um pouquinho", analisou Bellucci. Esta foi a primeira vez que os tenistas se enfrentaram em torneios ATP. No histórico geral, ficou empatado em 2 a 2, já que o paulista de Tietê (SP) venceu no Challenger de Campos do Jordão e Thiago Alves triunfou no Future de Guarulhos e no Challenger de São Paulo.

Sem tempo para treinar, Bellucci definiu o início de partida como ponto fundamental para se adaptar e sentir a quadra. E logo no primeiro game, o número 28 do mundo conseguiu duas belas bolas que arrancaram empolgados aplausos da torcida presente na quadra central: uma largadinha e uma paralela bem próxima à linha de fundo.

Contra o melhor tenista do país, Thiago Alves esperava que a preferência do público fosse direcionada ao adversário, mas teve alguns de seus pontos também prestigiados. Atual 131 do ranking, o paulista de São José do Rio Preto salvou quatro breaks points para abrir 1 game a 0, após sete minutos.

Com bolas curtas ou muito esticadas, Bellucci cometeu seguidos erros e Thiago Alves conseguiu a primeira quebra da partida já no segundo game. Logo na sequencia, o atual campeão em Santiago devolveu o revés sofrido quando estava no saque com uma bela paralela.

Ao confirmar seus dois saques seguintes e garantir novas quebras, Bellucci fechou o primeiro set em 6-2, após 45 minutos. No último game, o tenista de 22 anos encaixou três aces para finalizar com facilidade.

Os paulistas confirmaram seus primeiros serviços no segundo set. Visivelmente irritado, Thiago Alves passou a receber gritos de incentivo. Mas a quebra obtida por Bellucci provocou a ira do rival, que mandou a bola para fora da arena e recebeu vaias dos torcedores.

Mais calmo, Thiago Alves também conseguiu uma vitória quando o adversário estava no saque e empatou em 4-4. Mas, mesmo após evitar uma vez que Bellucci assumisse o comando do jogo, o tenista de 27 anos perdeu duelo na rede com o compatriota e viu nova quebra dar boa condição ao 28º do mundo, que fechou em 7-5 no seu décimo ace.

Thiago Alves é eliminado e não consegue repetir seu melhor desempenho na Costa do Sauipe – em 2007 caiu nas oitavas. O adversário de Bellucci nas oitavas de final é o espanhol Daniel Gimeno-Traver, 81º do ranking mundial.

*Atualizada à 1h35

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host