UOL Esporte Tênis
 
09/02/2010 - 12h07

Em dia verde-amarelo, Thiago Alves é 'estrangeiro' contra Bellucci

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)

O primeiro dia de Aberto do Brasil teve apenas a vitoriosa estreia do anfitrião Ricardo Mello. Nesta terça-feira o calendário verde-amarelo promove as estreias de outros oito brasileiros na chave principal do torneio na Costa do Sauipe (BA). Um dos representantes terá uma noite diferente. Adversário do compatriota Thomaz Bellucci, Thiago Alves já trabalha com a ideia de ter torcida contra mesmo no ATP nacional.

“O público presente vai torcer pelo Thomaz, porque hoje é uma referência do tênis brasileiro. Apesar disso, pelo momento que eu estava passando, vai ter gente me apoiando também”, disse Thiago Alves ao UOL Esporte. Atual 131 do mundo, o tenista de 27 anos entra na chave principal como convidado e encara Bellucci, atual 28º do mundo e terceiro cabeça de chave.

O duelo brasileiro revive o confronto entre Gustavo Kuerten (então número 1 do mundo) e Flávio Saretta (também convidado), na primeira edição do Aberto do Brasil, em 2001. Na ocasião, o paulista venceu Guga, de virada, com parciais de 4-6, 6-2 e 6-4 e foi chamado de argentino pela torcida local.

“Não vai ser assim, porque o Thomaz ainda não é como Guga. Não é ídolo como Guga foi e ainda é. O público vai optar por torcer pelo Thomaz, mas não vai ser como foi com o Saretta”, opinou Alves. Embora se conheçam muito bem porque treinaram juntos e já se duelaram em chaves menos expressivas, os brasileiros se enfrentam pela primeira vez em torneios ATP após as 20h (horário local, 21h de Brasília) desta terça.

Antes do jogo paulista, a torcida terá que se dividir de outra forma. Às 16h local (17h de Brasília), Marcos Daniel estreia contra o qualifier português Rui Machado na quadra central. No mesmo horário, Rogerinho enfrenta o chileno Nicolas Massú. Na sequência, Ricardo Hocevar terá pela frente o argentino Carlos Berlocq, algoz do brasileiro Caio Zampieri no quali.

Após a partida de Bellucci contra Alves, João Souza (Feijão) terá um difícil duelo contra o romeno Victor Hanescu também na quadra central. Ao lado do romeno Horia Tecau, André Sá faz sua primeira partida na chave de duplas. Em horário semelhante, Franco Ferreiro/Ricardo Mello também estreia.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host