UOL Esporte Tênis
 
09/02/2010 - 19h20

Marcos Daniel perde estreia, segue sem vencer no ano e mantém tabu

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)*
  • Ao perder de Machado, Daniel soma 4ª derrota no ano e 5ª eliminação na 1ª rodada em Sauipe

    Ao perder de Machado, Daniel soma 4ª derrota no ano e 5ª eliminação na 1ª rodada em Sauipe

Entre os sete representantes verde-amarelos da chave principal do Aberto do Brasil, Marcos Daniel teria, na teoria, uma das missões mais tranquilas na estreia ao enfrentar um qualifier. No entanto, o português Rui Machado complicou a vida do atleta de 31 anos e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 7-6 (3), nesta terça-feira. Com a eliminação, o brasileiro segue sem vencer no ano e sem conseguir passar da primeira rodada de simples na Costa do Sauipe.

Neste início de temporada, Marcos Daniel foi eliminado nas primeiras rodadas do Challenger de São Paulo, do Aberto da Austrália e do ATP de Santiago. Agora, o atual número 89 do mundo soma a quarta derrota em quatro jogos disputados. No Aberto do Brasil, o brasileiro amarga sua quinta eliminação na primeira rodada – caiu também nas estreias da chave principal em 2003, 2006, 2007 e 2008.

"A batida de bola está boa e o saque melhorou. O que falta mesmo é a força mental. Chega na hora da decisão e não está automático, fico pensando. Estou muito oscilante. Sei o que tem que fazer e é um saco quando não consegue colocar em jogo. Mas é preciso ter paciência, porque a primeira vitória pode demorar a vir", afirmou Marcos Daniel, que disse estar chateado com a eliminação, mas se mostrou tranquilo.

Em um bom início de jogo, os dois tenistas foram confirmando seus serviços até a quinta parcial, quando Marcos Daniel não conseguiu fechar em seu saque. Na sequencia, o português confirmou com facilidade. O brasileiro até teve boa chance de devolver a quebra ao fazer 0-30. Machado mostrou irritação com os próprios erros e os gritos de burro ecoaram na arena. Mas o português voltou para o jogo, viu o segundo melhor tenista do Brasil ficar seguidamente na rede, quebrou mais um serviço e, em seguida, fechou em 6-3.

No segundo set, Marcos Daniel impediu que o português fizesse o game em que estava no saque e abriu 1-0. Mas Machado devolveu a quebra e conseguiu larga vantagem para fechar a partida. O brasileiro, porém encaixou melhor seu serviço e salvou quatro match points, dois no nono e dois no 10º game, empatando em 5-5. Mais dois saques foram confirmados e parcial foi para o tie-break.

Mais regular na partida, Machado abriu 2-0 e só ampliou a vantegem. Depois de desperdiçar quatro chances de vencer, o português conseguiu um winner para vencer o tie-break por 7-3. "Deixei ele muito confortável. E, à vontade, ele é muito rápido. Não tirando o méritos dos meus adversários, mas estou facilitando muito a vida deles com tanta oscilação", analisou Daniel. Ao brasileiro, resta agora o torneio de duplas que disputará ao lado de Thomaz Bellucci.

Vindo do qualifying, o brasileiro Rogerio Dutra da Silva (Rogerinho) fez uma boa partida contra o chileno Nicolas Massu, mas foi eliminado com a derrota por 2 a 1 (6-4, 3-6 e 6-4). Agora, o número 99 do mundo espera o vencedor de Juan Carlos Ferrero (cabeça de chave número 1) e Eduardo Schwank para definir o confronto das oitavas de final.

Andreev será adversário de Machado
Na partida mais rápida da chave principal, o russo Igor Andreev confirmou o favoritismo diante do italiano Potito Starace. Após 1h03, o número 41 do mundo e quarto cabeça de chave do torneio em Sauipe eliminou o adversário com um duplo 6-2. Esta é a quinta vitória de Andreev sobre o 65º do ranking em seis jogos disputados em torneios ATP.

*Atualizada às 20h18

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host