UOL Esporte Tênis
 
11/02/2010 - 21h49

CBT define como meta quatro tenistas no Top 40 para Rio-2016

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)

A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) aproveitou a oficialização do novo capitão do Brasil na Copa Davis, nesta quinta-feira, para divulgar suas metas. Entre os objetivos da entidade está a presença de quatro tenistas da chave masculina no top 40 para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Queremos quatro entre os melhores do mundo para não só participar dos Jogos, mas para ser competitivo e ganhar medalhas”, afirmou o coordenador da CBT, Emílio Sánchez, que assumiu o cargo na entidade em 9 de fevereiro de 2009.

Atualmente, o Brasil tem apenas Thomaz Bellucci na lista dos 40 melhores ranqueados. O paulista de Tietê conquistou seu segundo título em torneios ATP no último fim de semana e alcançou a inédita 28ª posição – sendo o quarto melhor brasileiro da história do tênis. Segundo melhor ranqueado do país, Marcos Daniel é o 89º do mundo.

Embora o plano de metas divulgado pela CBT também aborde o feminino, as pretensões são menos otimistas. A melhor brasileira do ranking é Maria Fernanda Alves, atual 260 da lista.

A classificação para o grupo mundial da Copa Davis e para o grupo mundial II da Fed Cup também estão entre as prioridades da CBT, que passa por um processo de reestruturação e enfatizou o fator união como fundamental para alavancar a modalidade no país.

“Queremos uma aproximação maior com as federações e os clubes. Precisamos melhorar a capacitação dos técnicos para melhorar o nível nos clubes. Tem muito treinador que faz o básico e isso não traz nenhum retorno para o clube e para o tênis”, disse Sánchez. O espanhol foi capitão da equipe no título da Copa Davis em 2008 e tem atuado como coordenador à distância.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host