UOL Esporte Tênis
 
11/02/2010 - 07h07

Em duelos inéditos, Bellucci e Mello tentam garantir Brasil na semi em Sauipe

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)

Únicos representantes brasileiros no Aberto do Brasil, Thomaz Bellucci e Ricardo Mello terão adversários desconhecidos nas oitavas de final, nesta quinta-feira. Os tenistas paulistas encaram o espanhol Daniel Gimeno-Traver e romeno Victor Hanescu, respectivamente, para tentar repetir rara formação verde-amarela na próxima fase e, assim, assegurar o país na semifinal na Costa do Sauipe (BA).

Um duelo entre brasileiros nas quartas de final ocorreu apenas duas vezes na história do torneio, que completa dez anos. Um dos protagonistas em 201 e 2003, Ricardo Mello pode ter novamente pela frente o tenista mais bem ranqueado do país – há sete edições o adversário era Gustavo Kuerten. Se vencer Hanescu, o jogador de 29 anos enfrentará o compatriota Bellucci, atual 28 do mundo.

Embalado após a conquista de seu segundo título de torneios ATP, em Santiago, o paulista de Tietê tem vida mais fácil, por ter adversário abaixo no ranking mundial. Ao contrário do brasileiro, que atingiu a melhor posição na carreira, o espanhol vem de queda de três postos.

“Nunca joguei contra ele, mas já o conheço do circuito, porque o vi jogando várias vezes. É o típico espanhol, com direita boa, um bom primeiro saque e um jogo sólido de fundo de quadra”, analisou Bellucci. Esperança brasileira na chave de simples, o 28º do mundo vê a pressão dobrar nesta quinta. Ao lado de Marcos Daniel, o paulista compõe a única dupla do país que avançou às quartas de final.

O problema é que Bellucci enfrenta Gimeno-Traver no terceiro jogo da quadra central, que terá início somente após as 21h30 (horário de Brasília). Na sequencia, o tenista de 22 anos se junta a Marcos Daniel para tentar eliminar os argentinos Lucas Arnold Ker e Horacio Zaballos. Mesmo sem duplistas característicos, Marcelo Melo ainda acredita em título nacional. “Acho que dá sim. Eles jogam muito bem. Thomaz está muito focado em simples e o jogo vai depender de como ele vai estar fisicamente”, falou Marcelo Melo, que foi eliminado por estes mesmos argentinos, adversários de Bellucci e Marcos Daniel.

Mello defenderá o Brasil antes de Bellucci, logo após o fim do jogo entre o polonês Lukasz Kunot e o espanhol Alberto Montañes, por volta das 19h (de Brasília), também na quadra central.

“Vou precisar devolver bem o saque dele e não deixá-lo bater parado nas bolas. Já fiz boas campanhas aqui, estou firme e concentrado", falou Mello. Após boa estreia contra o brasileiro João Souza, o Feijão, Hanescu (44º do ranking) é apontado como um dos favoritos ao título. Nesta temporada, o romeno disputou apenas uma competição, o Aberto da Austrália, onde foi eliminado na segunda rodada por Roger Federer.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host