UOL Esporte Tênis
 
11/02/2010 - 18h23

Sem 'ameaça' de Guga, técnico de Bellucci é oficializado capitão da Davis

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)

Sem surpresas, a CBT (Confederação Brasileira de Tênis) anunciou oficialmente nesta quinta-feira João Zwetsch como novo capitão do Brasil na Copa Davis. O treinador de Thomaz Bellucci era o favorito à vaga deixada por Francisco Costa e não teve a ‘sombra’ de Gustavo Kuerten. Cogitado para o cargo, o tricampeão de Roland Garros deve seguir com apoio independente à equipe.

Sem a figura do técnico, Zwetsch assumirá a total responsabilidade de comando da equipe. “Essa chegada vem sendo construída há muito tempo. Não tinha outro treinador melhor para ser o capitão neste momento. Agora não temos mais o treinador. O capitão vai ser a pessoa que assume tudo, decide, responde. O João está preparado para isto”, afirmou o presidente da CBT, Jorge Lacerda, ao ser questionado se houve interesse em outros nomes.

Como novo capitão, Zwetsch terá o primeiro desafio contra o vencedor do confronto entre República Dominicana e Uruguai, que jogam no início de março. A estreia ocorrerá na segunda rodada do Zonal Americano nos dias 7, 8 e 9 de maio. Em caso de vitória uruguaia, as partidas serão em casa. Se os adversários forem os dominicanos haverá sorteio para definir o local.

"É uma honra muito grande e estou muito feliz de assumir um posto de uma responsabilidade tão grande. Tenho consciência da capacidade que eu tenho para fazer o que tem que ser feito e com o respaldo das pessoas que são importantes. Isto me deixa tranquilo", declarou o técnico de Bellucci em evento antes da rodada do Aberto do Brasil, na Costa do Sauipe (BA).

Nome sempre presente para assumir funções relacionadas ao tênis, Gustavo Kuerten não terá um cargo fixo, mas permanecerá ligado à equipe brasileira de forma independente. "Eu converso bastante com ele, sempre que posso. Na Davis ele já estava lá ajudando e vai continuar da maneira que pode. A simples presença dele é importante. Ele já sabe que qualquer forma que ele quiser ajudar vai ser sempre benvinda", disse Zwetsch.

O técnico do principal tenista brasileiro da atualidade substituirá Francisco Costa. No período em comandou o Brasil na Davis, o antigo capitão não conseguiu mudar a realidade do tênis nacional, que não disputa a chave mundial desde 2003. Desde a estreia de Chico Costa, em 2007, o país fez seis confrontos e saiu vitorioso em apenas três.

O gaúcho João Zwetsch, 41 anos, foi treinador de Flávio Saretta quando o paulista alcançou seu melhor ranking (44ª), em 2003. O técnico iniciou o trabalho com Bellucci em novembro de 2008, quando ele era o 90º do mundo. Nesta semana, o principal tenista do país atingiu pela primeira vez a 28ª posição e se tornou o quarto melhor brasileiro da história.  

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host